CP abriu investigação interna para apurar situação de assédio sexual

Miguel A. Lopes / Lusa

A CP comunicou, esta terça-feira, que abriu uma investigação interna para apurar os contornos do caso que levou a uma queixa de assédio sexual contra um dos seus revisores. Uma passageira acusa o funcionário de ter feito comentários impróprios sobre a roupa que vestia e o decote do vestido.

A situação ocorreu durante uma viagem num comboio regional com destino a Tomar. Sara Sequeira, de 28 anos, acusa o revisor de ter feito comentários impróprios aquando da cobrança do bilhete – revela o Público. De acordo com o relato da jovem, o trabalhador da CP terá feito piadas sobre os seus seios.

A CP já reagiu e garante que ter tomado medidas. “Comprovada a existência de uma conduta inadequada do Operador de Revisão e Venda a Empresa, (a CP) determinou a instauração de um Processo Disciplinar ao referido trabalhador”, referiu em comunicado. A empresa de transportes disse ainda que “repudia e não se revê neste tipo de comportamento e apresenta as suas desculpas”.

De acordo com o Público, após o incidente, que ocorreu na passada sexta-feira, a passageira fez um vídeo a confrontar o revisor com os comentários que considerou serem “preconceituosos” e “machistas”.

Pelo que é possível apurar no vídeo, o revisor da CP acusa a jovem de “andar a provocar os homens”, e acrescenta que há “normas” para frequentar os transportes. Nas redes sociais, a jovem explicou em que contexto se iniciou a troca de palavras entre os dois.

“Isto aconteceu hoje, na viagem que fazia do Carrascal para Tomar. Ia vestida com um vestido verde. Quando fui abordada pelo revisor que no final de me cobrar o bilhete (que demorou bastante porque estava mais interessado em olhar para o meu peito do que para a máquina) disse o seguinte: “Ainda bem que não está frio ou as mamocas constipavam-se”, desabafou no Instagram.

A jovem explicou que ficou incomodada com a situação inesperada. “Isto foi dito por um homem na sua hora e local de trabalho. Isto não é um comportamento normal em nenhum lado muito menos num sitio onde sou cliente”, escreveu a passageira que acabou depois por fazer queixa contra o trabalhador.

Segundo o Jornal de Notícias, o revisor, que está a ser processado pela CP, é pastor numa igreja. O revisor recusou comentar o incidente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …