//

CP assegura 900 milhões do Estado até 2030

Miguel A. Lopes / Lusa

A CP garante que começará a cumprir as metas de regularidade e conforto fixadas no contrato assinado com o Estado. A sua dívida será, “no mínimo”, reduzida em mais de metade.

A CP – Comboios de Portugal vai receber do Estado um valor na ordem dos 900 milhões de euros até 2030, a título de compensação pelas obrigações de serviço público, avança o Jornal de Negócios esta sexta-feira.

Esta quinta-feira, a empresa assinou com o Estado um contrato em que estabelece, pela primeira vez, de forma objetiva um conjunto de obrigações de serviço público, a respetiva compensação e os indicadores operacionais quantificáveis que permitirão verificar o seu incumprimento.

António Costa esteve presente na cerimónia e anunciou que, já em 2020, o Estado irá transferir para a transportadora 90 milhões de euros.

Segundo o líder da empresa, Nuno Freitas, a CP continuará a receber do Estado um valor da mesma ordem de grandeza nos 10 anos de duração do contrato, que pode ainda ser prorrogado por mais cinco. “O contrato foi negociado para ser o valor justo“, disse o responsável, quando questionado se a verba é suficiente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.