Médicos alemães que ajudaram no combate à covid-19 doam material que trouxeram para Portugal

Giuseppe Lami / EPA

A última equipa de médicos alemães, que chegou a Portugal no início de fevereiro para tratar doentes graves de covid-19 e regressa a casa esta semana, deixará no país parte do equipamento que veio com os militares.

Segundo noticiou esta quarta-feira a TSF, o tenente-coronel Richard Glied, médico anestesista e chefe de equipa, informou que cabe ao Ministério da Saúde redistribuir o material – ventiladores dos cuidados intensivos, bombas de infusão, seringas perfusoras e outro equipamento médico – “para os outros hospitais do setor público”.

“O Hospital da Luz ajudou-nos pontualmente em algum equipamento e isso é devido ao Hospital da Luz claramente. Mas este equipamento que foi doado, no acordo entre a Alemanha e Portugal, vai ficar no setor público”, acrescentou.

No total, acompanharam 16 doentes, registando três mortes. Manter “doentes ventilados durante duas semanas é muito trabalho”, disse o médico anestesista, contando que a equipa dividiu-se em três turnos para conseguir fazer uma cobertura de 24 horas.

“Em termos de logística e em termos do esforço médico, foi mesmo uma missão dura e bastante diferente do que as outras missões militares na área médica que nós normalmente temos”, sublinhou.

E esclareceu: “A nossa especialidade é a estabilização rápida de um doente com grande trauma, por exemplo de conflitos militares, que ficaram muito feridos, politraumatizados. A nossa especialidade é estabilizar estes doentes, organizar o transporte, manter a estabilidade durante o transporte e, após poucas horas, no máximo dois dias, os doentes são entregues a um hospital de destino”.

Os cinco doentes que ainda estavam na unidade foram transferidos para outros hospitais. “Já se nota que os doentes que vão transferidos para a nossa unidade já não são tão complicados e eles já não estão a perguntar diariamente se nós podemos atender mais um, mais um. Isso já não acontece”, apontou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …