Covid-19 pode passar à história “antes do Verão”. Espanha espera 20 milhões de turistas em Maio

O cientista espanhol Juan Fueyo, que há 27 anos desenvolve vírus para tentar “matar” o cancro do cérebro, acredita que Espanha se livrará da pandemia “antes do Verão” e “recuperar a normalidade em Agosto”.

“Espero que, em Agosto, possamos viajar, voltar ao trabalho, abraçar os amigos e comermos uns petiscos de calamares naquele bar da praça Mayor de Madrid que está sempre cheio”, realça Juan Fueyo em entrevista ao El País.

O cientista procura há 27 anos um tratamento contra o cancro do cérebro, realizando a sua pesquisa em Houston, nos EUA, e tem feito “um esforço tremendo”, como o próprio diz, para “desenvolver vírus que destruam as células malignas dos tumores cerebrais”. Mas, até agora, sem êxito.

No que concerne ao vírus com que o mundo se debate nesta altura, Fueyo salienta que o coronavírus está, nesta fase, a “ganhar uma batalha” e que o cenário vai “piorar durante estas semanas” que aí vêm.

Mas o cientista está convencido de que “quando aumentar a percentagem de gente vacinada, a pandemia vai diminuir“.

“Creio que conseguiremos que este vírus seja história antes do Verão“, sustenta no El País, frisando que “temos que recuperar a normalidade em Agosto, e não a nova normalidade, mas a normalidade que já conhecemos, sobretudo na vida social”.

Espanha espera mais de 20 milhões de turistas em Maio

É esta também a perspectiva do sector turístico espanhol que se debate com sérias dificuldades por causa da pandemia.

Contudo, com a vacinação a prosseguir a bom ritmo em vários países europeus, como o Reino Unido, Espanha já espera abrir as portas do país aos turistas estrangeiros em Maio.

Nessa altura, seria uma benesse receber entre 20 a 25 milhões de turistas europeus. Mas isso só será possível se a vacinação acelerar nos seus países de origem.

Contudo, ainda assim, ficaria muito abaixo dos números habituais num país que estava habituado a receber mais de 80 milhões de turistas todos os anos.

O Reino Unido é o principal emissor de turistas para Espanha e é um dos países onde as vacinas estão a ser dadas com maior agilidade, o que é uma boa notícia para nuestros hermanos.

A ideia é que se 70% da população europeia estiver protegida com a vacina antes do Verão, isso pode “salvar pelo menos um parte da actividade” turística espanhola, como admitem as autoridades de turismo, de acordo com o El País.

O presidente da Mesa de Turismo, Juan Molas, manifesta-se “ligeiramente optimista” e trata de notar que Espanha é, nesta altura, muito mais segura do que os principais concorrentes do Mediterrâneo, como Itália e Grécia.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O nosso povo anda todo contente porque já foram vacinadas pouco mais de duzentas mil pessoas. No entanto, outros países já trataram de milhões, e ainda por cima, o nosso “pseudo-primeiro-ministro” não quis que viessem todas as doses de uma das vacinas, houve aquele acidente na A2, estão a vacinar os deputados de um imenso rasquido político, e o plano de vacinação não tem pés nem cabeça.
    Querem tudo normal no verão? O cara*** é que vai ser normal.

    • Sim, este PM é muito incompetentezinho. Aquela cara não engana ninguém. Ainda por cima com o espírito vingativo dos estúpidos e a incapacidade de reconhecer erros e de dar a mão à palmatória. Não houve nenhum movimento social a exigir liberalização e desconfinamento no Natal, contudo S. Exa. resolveu dar uma de popular, e contrariando as opiniões mais avisadas de especialistas (incluindo da ministra da Saúde e da directora da DGS, que tão maltratadas têm sido à conta das asneiras do nabo-chefe), resolveu autorizar a Grande Comilança, e a livre circulação do Covid por todos os recantos do país. O resultado está à vista, com esta mortandade diária.

  2. E que tal o senhor Juan Fueyo contactar o inventor do Covid 19 na tentativa deste dar-lhe umas dicas para o vírus do cancro?

    • Pelo menos por agora, todas as notícias com tópicos destes são falsas, visto que, se a vacina ainda não chegou a todos, não se pode proclamar a imunidade de grupo, consequentemente, ninguém pode falar em normalidade, pois ainda teremos de esperar mais alguns meses para se perceber se as doses de vacina que cada pessoa tomou foram eficazes para atacar o Covid-19.

      Cumprimentos.

RESPONDER

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …