/

Covid-19. Nova Zelândia vai doar vacinas extra aos países vizinhos

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou esta semana que o país vai doar doses extras de vacina contra a covid-19 aos países vizinhos.

O Governo da Nova Zelândia fechou esta semana acordo com a Universidade de Oxford/ AstraZeneca e Novavax para garantir a compra de mais 18,3 milhões de doses.

Ambas as vacinas requerem duas doses, o que significa que mais de nove milhões de pessoas poderão ser vacinadas, tal como escreve o Buisness Insider.

Antes disso, o país tinha já garantido 750.000 doses da farmacêutica Pfizer/BioNTech e 4 milhões da Janssen, excedendo o número de doses necessárias para vacinar todos os residentes do país (5 milhões) – a Nova Zelândia terá o triplo das vacinas necessárias.

Por isso, o país liderado por Jacinda Ardern anunciou que doará o excedente de vacinas aos países vizinhos, se os respetivos Governo as aceitarem.

“Agora que temos acordo em vigor com quatro fornecedores, cobrindo três tipos diferentes de tecnologias de vacinas, garantimos doses mais do que suficientes para cobrir toda a nossa população mais o Pacífico”, disse a primeira-ministra.

As doses extra serão destinadas a Toquelau, Ilhas Cook, Niue, Samoa, Tonga e Tuvalu, segundo avançou a emissora NPR.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Nanaia Mahuta, afirmou que a Nova Zelândia está a investir cerca de 65 milhões de dólares para ajudar os países do Pacífico a ter acesso, de forma segura e eficaz, à vacina contra a covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.