Covid-19. Estados Unidos vão endividar-se a um nível recorde

O Departamento do Tesouro norte-americano revelou que vai necessitar de se endividar em 2,99 biliões de dólares por causa dos custos com o combate à pandemia de covid-19. 

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou, esta terça-feira, que vai necessitar de se endividar a um nível recorde de 2,99 biliões de dólares (2,7 biliões de euros) durante o segundo trimestre para cobrir custos com a pandemia.

Estes 2,99 biliões vão ultrapassar em muito os 530 mil milhões registados no trimestre julho-setembro de 2008, no contexto da crise financeira da altura. Esta soma extraordinária de 2,99 biliões num único trimestre excede também os 1,28 biliões de dólares com que o Governo se endividou no mercado de obrigações em todo o ano de 2019.

Este valor é necessário para financiar os três biliões de dólares dos vários programas que o Governo aprovou destinados a trabalhadores e empresários. Além disso, o Executivo necessita de cobrir a escassez nas receitas provocada pelo adiamento decidido pelo Governo norte-americano do prazo de pagamento de impostos de abril para junho.

EUA devem ultrapassar 100 mil mortes em junho

Em junho, os Estados Unidos devem ultrapassar a marca de 100.000 mortes provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com vários modelos epidemiológicos.

De acordo com documentos oficiais a que o The New York Times teve acesso, o Governo federal norte-americano estima que o número de novos casos de contaminação suba até 200.000 diariamente, no final de maio, cerca de 25.000 mais do que os atualmente registados, e que o número de mortes suba para 100.000 já em junho.

No domingo, Donald Trump disse que o número total de mortes com covid-19 nos Estados Unidos poderia subir até “75.000, 80.000 ou 100.000” no seu total, argumentando que as medidas de contenção evitaram que o número fosse superior a 1.5 milhões de pessoas.

No entanto, começam a surgir provas de que a Casa Branca tem estimativas que apontam para entre 100.000 e 240.000 mortes nos Estados Unidos, por causa do novo coronavírus.

De nove modelos citados pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), pelo menos três fazem uma previsão de 100.000 mortes em apenas quatro semanas, no pico da pandemia.

Alguns modelos, mais otimistas, como um instituto da Universidade de Washington, prevê 72.000 mortes até ao dia 1 de junho, mas os seus investigadores já disseram que poderão ter de rever esse número.

Neste momento, o país regista mais de um milhão de casos de contaminação e mais de 65.000 mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção que esta conversão foi mal feita: ” 2,99 biliões de dólares (2,7 biliões de euros)” 2.99 biliões de dólares são 2.7 Mil milhões de euros, nunca percebi porque na europa é contado de maneira diferente, deve ser para dar a ilusão de ser menos.

    • Não. É mesmo 2.99 biliões de dólares em Português de Portugal (milhões de milhões). Em Inglês será 2.99 triliões de dólares. 2.99 mil milhões são trocos.

      • Caro é assim, não é a primeira vez que vejo esse erro a ser cometido e por isso pesquisei um pouco e confirmei que são 3 triliões de dólares e também percebi que tem haver com a stimulus bill. Eles têm de arranjar dinheiro senão a inflação dispara por imprimir dinheiro do nada. Agora é rezar para não venha mais stimulus bills porque se a economia deles trava a fundo ainda pode ser bem pior.

        • Não há erro nenhum.
          Na Europa são, como está no notícia 2,99 biliões de dólares – nos EUA, que usam uma escala manhosa, são 2,99 trilhões de dólares.
          .
          Relativamente à notícia, os EUA todos os anos se individam a nível recorde!!

RESPONDER

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …