Covid-19. Estados Unidos vão endividar-se a um nível recorde

O Departamento do Tesouro norte-americano revelou que vai necessitar de se endividar em 2,99 biliões de dólares por causa dos custos com o combate à pandemia de covid-19. 

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou, esta terça-feira, que vai necessitar de se endividar a um nível recorde de 2,99 biliões de dólares (2,7 biliões de euros) durante o segundo trimestre para cobrir custos com a pandemia.

Estes 2,99 biliões vão ultrapassar em muito os 530 mil milhões registados no trimestre julho-setembro de 2008, no contexto da crise financeira da altura. Esta soma extraordinária de 2,99 biliões num único trimestre excede também os 1,28 biliões de dólares com que o Governo se endividou no mercado de obrigações em todo o ano de 2019.

Este valor é necessário para financiar os três biliões de dólares dos vários programas que o Governo aprovou destinados a trabalhadores e empresários. Além disso, o Executivo necessita de cobrir a escassez nas receitas provocada pelo adiamento decidido pelo Governo norte-americano do prazo de pagamento de impostos de abril para junho.

EUA devem ultrapassar 100 mil mortes em junho

Em junho, os Estados Unidos devem ultrapassar a marca de 100.000 mortes provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com vários modelos epidemiológicos.

De acordo com documentos oficiais a que o The New York Times teve acesso, o Governo federal norte-americano estima que o número de novos casos de contaminação suba até 200.000 diariamente, no final de maio, cerca de 25.000 mais do que os atualmente registados, e que o número de mortes suba para 100.000 já em junho.

No domingo, Donald Trump disse que o número total de mortes com covid-19 nos Estados Unidos poderia subir até “75.000, 80.000 ou 100.000” no seu total, argumentando que as medidas de contenção evitaram que o número fosse superior a 1.5 milhões de pessoas.

No entanto, começam a surgir provas de que a Casa Branca tem estimativas que apontam para entre 100.000 e 240.000 mortes nos Estados Unidos, por causa do novo coronavírus.

De nove modelos citados pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), pelo menos três fazem uma previsão de 100.000 mortes em apenas quatro semanas, no pico da pandemia.

Alguns modelos, mais otimistas, como um instituto da Universidade de Washington, prevê 72.000 mortes até ao dia 1 de junho, mas os seus investigadores já disseram que poderão ter de rever esse número.

Neste momento, o país regista mais de um milhão de casos de contaminação e mais de 65.000 mortes.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção que esta conversão foi mal feita: ” 2,99 biliões de dólares (2,7 biliões de euros)” 2.99 biliões de dólares são 2.7 Mil milhões de euros, nunca percebi porque na europa é contado de maneira diferente, deve ser para dar a ilusão de ser menos.

    • Não. É mesmo 2.99 biliões de dólares em Português de Portugal (milhões de milhões). Em Inglês será 2.99 triliões de dólares. 2.99 mil milhões são trocos.

      • Caro é assim, não é a primeira vez que vejo esse erro a ser cometido e por isso pesquisei um pouco e confirmei que são 3 triliões de dólares e também percebi que tem haver com a stimulus bill. Eles têm de arranjar dinheiro senão a inflação dispara por imprimir dinheiro do nada. Agora é rezar para não venha mais stimulus bills porque se a economia deles trava a fundo ainda pode ser bem pior.

        • Não há erro nenhum.
          Na Europa são, como está no notícia 2,99 biliões de dólares – nos EUA, que usam uma escala manhosa, são 2,99 trilhões de dólares.
          .
          Relativamente à notícia, os EUA todos os anos se individam a nível recorde!!

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …