Costa, o “socialista bem-sucedido”, entre os mais influentes na Europa

(dr) partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado, esta quinta-feira, pelo Politico. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano. António Costa é o nono da lista de personalidades que estão a “moldar, agitar e fazer mexer a Europa”.

Entre os 18 homens e as dez mulheres que compõem o ranking, o Politico caracteriza Costa como “um socialista bem-sucedido”. O primeiro-ministro português é descrito como um “caso raro na Europa de hoje”, mas também como “um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”.

O jornal norte-americano destaca António Costa como alguém que conseguiu impor-se como um “campeão da mudança”, capaz de reverter as medidas austeras da recessão.

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal “restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro”, assegurando que o objetivo é garantir uma “maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019″.

Elogiado pela sua capacidade notável para equilibrar as exigências da esquerda para reverter a recessão, através de uma “poupança cautelosa”, o Politico lembra que o primeiro-ministro terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico no próximo ano.

Além disso, António Costa será confrontado com a mudança de liderança na oposição e terá de continuar a garantir o entendimento com os partidos de esquerda que suportam o governo.

Entre os elogios feitos por socialistas europeus, o Politico destaca o do ex-presidente francês François Hollande: “o que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se consegue fazer com um programa de governo que é, ao mesmo tempo, credível e fiel aos seus valores”.

A lista é liderada por Cristian Linder, líder do partido liberal alemão, seguido do ministro do Ambiente britânico e um dos membros do Brexit, Michael Gove, e da ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Venham de lá os comentários dos habituais comentaristas ressabiados que aparecem sempre por aqui do lado do contra… A desvalorizar, a ofender, a caluniar…
    Estão mudos ou perderam o pio?

    • Nem é preciso dizer nada… a lista é do jornal norte-americano Politico e está tudo dito. E ainda por cima consegue ficar atrás de ministros do ambiente e de uma ministra do trabalho. Se a Constança Urbano ainda fosse ministra provavelmente ficaria à frente do Tó Costa.

    • As pessoas têm mais que fazer do que se preocupar com isso. Aparentemente você é que estava a procura de alguma coisa. De qualquer forma se assim tanto está interessado a Venezuela também era um exemplo de um país socialista que funcionou e hoje é o que é. Toda a gente sabe que isto é fantochada porque países da EU como a França tem o lobby do socialismo.

      • Vá-se catar Emanuel! Você só serve para arauto da desgraça! Fala assim porque quando da anterior governação tinha o prato cheio! Agora continua de prato cheio mas tem medo que lhe tirem alguma migalha…

        • O prato cheio? Portugal esteve quase na falencia na altura do PAF. Era um prato cheio de dividas. Enfim não tem argumentos então vem asneira.

          Medo? Eu faço parte dos que tem menos medo. Aliás eu sou um dos 10 milhões de otários que acha que um dia isto ainda vai mudar quando podia estar a ganhar bem mais noutro país como muitos já fizeram. A minha área de trabalho tem muito por onde pegar. Os primeiros a sofrer quando a coisa correr mal são o publico e quem não tem grandes estudos. O modelo actual não é sustentavel e mais cedo ou mais tarde vai estoirar além de estar a criar leis tolas e injustas que protegem os malabaristas e preguiçosos e prejudicam quem quer trabalhar. Não estou a pensar só no meu caso. Se estiver enganado tanto melhor mas ao que tudo indica a coisa não está a caminhar para o caminho correcto.

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …