Costa, o “socialista bem-sucedido”, entre os mais influentes na Europa

(dr) partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado, esta quinta-feira, pelo Politico. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano. António Costa é o nono da lista de personalidades que estão a “moldar, agitar e fazer mexer a Europa”.

Entre os 18 homens e as dez mulheres que compõem o ranking, o Politico caracteriza Costa como “um socialista bem-sucedido”. O primeiro-ministro português é descrito como um “caso raro na Europa de hoje”, mas também como “um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”.

O jornal norte-americano destaca António Costa como alguém que conseguiu impor-se como um “campeão da mudança”, capaz de reverter as medidas austeras da recessão.

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal “restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro”, assegurando que o objetivo é garantir uma “maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019″.

Elogiado pela sua capacidade notável para equilibrar as exigências da esquerda para reverter a recessão, através de uma “poupança cautelosa”, o Politico lembra que o primeiro-ministro terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico no próximo ano.

Além disso, António Costa será confrontado com a mudança de liderança na oposição e terá de continuar a garantir o entendimento com os partidos de esquerda que suportam o governo.

Entre os elogios feitos por socialistas europeus, o Politico destaca o do ex-presidente francês François Hollande: “o que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se consegue fazer com um programa de governo que é, ao mesmo tempo, credível e fiel aos seus valores”.

A lista é liderada por Cristian Linder, líder do partido liberal alemão, seguido do ministro do Ambiente britânico e um dos membros do Brexit, Michael Gove, e da ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Venham de lá os comentários dos habituais comentaristas ressabiados que aparecem sempre por aqui do lado do contra… A desvalorizar, a ofender, a caluniar…
    Estão mudos ou perderam o pio?

    • Nem é preciso dizer nada… a lista é do jornal norte-americano Politico e está tudo dito. E ainda por cima consegue ficar atrás de ministros do ambiente e de uma ministra do trabalho. Se a Constança Urbano ainda fosse ministra provavelmente ficaria à frente do Tó Costa.

    • As pessoas têm mais que fazer do que se preocupar com isso. Aparentemente você é que estava a procura de alguma coisa. De qualquer forma se assim tanto está interessado a Venezuela também era um exemplo de um país socialista que funcionou e hoje é o que é. Toda a gente sabe que isto é fantochada porque países da EU como a França tem o lobby do socialismo.

      • Vá-se catar Emanuel! Você só serve para arauto da desgraça! Fala assim porque quando da anterior governação tinha o prato cheio! Agora continua de prato cheio mas tem medo que lhe tirem alguma migalha…

        • O prato cheio? Portugal esteve quase na falencia na altura do PAF. Era um prato cheio de dividas. Enfim não tem argumentos então vem asneira.

          Medo? Eu faço parte dos que tem menos medo. Aliás eu sou um dos 10 milhões de otários que acha que um dia isto ainda vai mudar quando podia estar a ganhar bem mais noutro país como muitos já fizeram. A minha área de trabalho tem muito por onde pegar. Os primeiros a sofrer quando a coisa correr mal são o publico e quem não tem grandes estudos. O modelo actual não é sustentavel e mais cedo ou mais tarde vai estoirar além de estar a criar leis tolas e injustas que protegem os malabaristas e preguiçosos e prejudicam quem quer trabalhar. Não estou a pensar só no meu caso. Se estiver enganado tanto melhor mas ao que tudo indica a coisa não está a caminhar para o caminho correcto.

RESPONDER

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …

Sindicato promete "guerra total" para travar "destruição" do SEF

"Nenhuma força policial tem competências necessárias" para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete "guerra" contra qualquer tentativa de "destruir" o SEF. O Sindicato da Carreira …

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …

Num cenário "pessimista", internados podem chegar aos 7500 já na próxima sexta-feira

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) traçou dois cenários tendo em conta a atual situação epidemiológica, sendo que, segundo o mais "pessimista", o país pode ter de se confrontar com um número inédito de …

CDU diz adeus a liderança feminina com incerteza sobre o substituto de Merkel

A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, escolhe este sábado o sucessor de Annegret Kramp-Karrenbauer na liderança do partido, com três candidatos na corrida e ainda muitas dúvidas sobre quem sairá vencedor. Na …

Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo. A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por …

Júlio Magalhães deixa Porto Canal

O jornalista Júlio Magalhães vai sair da direção do Porto Canal e abandonar a estação, segundo um comunicado da administração da empresa Avenida dos Aliados SA. Esta sexta-feira, o Conselho de Administração da Avenida dos Aliados …

Análise de ADN revela segredos dos gigantes lobos de "Game of Thrones"

O lobo pré-histórico retratado na série "Game of Thrones" é na verdade bem diferente daquele que existiu na realidade, revela uma recente análise de ADN. Graças à série de sucesso "Game of Thrones", o lobo pré-histórico …