Costa, o “socialista bem-sucedido”, entre os mais influentes na Europa

(dr) partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado, esta quinta-feira, pelo Politico. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano. António Costa é o nono da lista de personalidades que estão a “moldar, agitar e fazer mexer a Europa”.

Entre os 18 homens e as dez mulheres que compõem o ranking, o Politico caracteriza Costa como “um socialista bem-sucedido”. O primeiro-ministro português é descrito como um “caso raro na Europa de hoje”, mas também como “um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”.

O jornal norte-americano destaca António Costa como alguém que conseguiu impor-se como um “campeão da mudança”, capaz de reverter as medidas austeras da recessão.

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal “restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro”, assegurando que o objetivo é garantir uma “maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019″.

Elogiado pela sua capacidade notável para equilibrar as exigências da esquerda para reverter a recessão, através de uma “poupança cautelosa”, o Politico lembra que o primeiro-ministro terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico no próximo ano.

Além disso, António Costa será confrontado com a mudança de liderança na oposição e terá de continuar a garantir o entendimento com os partidos de esquerda que suportam o governo.

Entre os elogios feitos por socialistas europeus, o Politico destaca o do ex-presidente francês François Hollande: “o que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se consegue fazer com um programa de governo que é, ao mesmo tempo, credível e fiel aos seus valores”.

A lista é liderada por Cristian Linder, líder do partido liberal alemão, seguido do ministro do Ambiente britânico e um dos membros do Brexit, Michael Gove, e da ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Venham de lá os comentários dos habituais comentaristas ressabiados que aparecem sempre por aqui do lado do contra… A desvalorizar, a ofender, a caluniar…
    Estão mudos ou perderam o pio?

    • Nem é preciso dizer nada… a lista é do jornal norte-americano Politico e está tudo dito. E ainda por cima consegue ficar atrás de ministros do ambiente e de uma ministra do trabalho. Se a Constança Urbano ainda fosse ministra provavelmente ficaria à frente do Tó Costa.

    • As pessoas têm mais que fazer do que se preocupar com isso. Aparentemente você é que estava a procura de alguma coisa. De qualquer forma se assim tanto está interessado a Venezuela também era um exemplo de um país socialista que funcionou e hoje é o que é. Toda a gente sabe que isto é fantochada porque países da EU como a França tem o lobby do socialismo.

      • Vá-se catar Emanuel! Você só serve para arauto da desgraça! Fala assim porque quando da anterior governação tinha o prato cheio! Agora continua de prato cheio mas tem medo que lhe tirem alguma migalha…

        • O prato cheio? Portugal esteve quase na falencia na altura do PAF. Era um prato cheio de dividas. Enfim não tem argumentos então vem asneira.

          Medo? Eu faço parte dos que tem menos medo. Aliás eu sou um dos 10 milhões de otários que acha que um dia isto ainda vai mudar quando podia estar a ganhar bem mais noutro país como muitos já fizeram. A minha área de trabalho tem muito por onde pegar. Os primeiros a sofrer quando a coisa correr mal são o publico e quem não tem grandes estudos. O modelo actual não é sustentavel e mais cedo ou mais tarde vai estoirar além de estar a criar leis tolas e injustas que protegem os malabaristas e preguiçosos e prejudicam quem quer trabalhar. Não estou a pensar só no meu caso. Se estiver enganado tanto melhor mas ao que tudo indica a coisa não está a caminhar para o caminho correcto.

RESPONDER

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …