Costa, o “socialista bem-sucedido”, entre os mais influentes na Europa

(dr) partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado, esta quinta-feira, pelo Politico. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano. António Costa é o nono da lista de personalidades que estão a “moldar, agitar e fazer mexer a Europa”.

Entre os 18 homens e as dez mulheres que compõem o ranking, o Politico caracteriza Costa como “um socialista bem-sucedido”. O primeiro-ministro português é descrito como um “caso raro na Europa de hoje”, mas também como “um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”.

O jornal norte-americano destaca António Costa como alguém que conseguiu impor-se como um “campeão da mudança”, capaz de reverter as medidas austeras da recessão.

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal “restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro”, assegurando que o objetivo é garantir uma “maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019″.

Elogiado pela sua capacidade notável para equilibrar as exigências da esquerda para reverter a recessão, através de uma “poupança cautelosa”, o Politico lembra que o primeiro-ministro terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico no próximo ano.

Além disso, António Costa será confrontado com a mudança de liderança na oposição e terá de continuar a garantir o entendimento com os partidos de esquerda que suportam o governo.

Entre os elogios feitos por socialistas europeus, o Politico destaca o do ex-presidente francês François Hollande: “o que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se consegue fazer com um programa de governo que é, ao mesmo tempo, credível e fiel aos seus valores”.

A lista é liderada por Cristian Linder, líder do partido liberal alemão, seguido do ministro do Ambiente britânico e um dos membros do Brexit, Michael Gove, e da ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Venham de lá os comentários dos habituais comentaristas ressabiados que aparecem sempre por aqui do lado do contra… A desvalorizar, a ofender, a caluniar…
    Estão mudos ou perderam o pio?

    • Nem é preciso dizer nada… a lista é do jornal norte-americano Politico e está tudo dito. E ainda por cima consegue ficar atrás de ministros do ambiente e de uma ministra do trabalho. Se a Constança Urbano ainda fosse ministra provavelmente ficaria à frente do Tó Costa.

    • As pessoas têm mais que fazer do que se preocupar com isso. Aparentemente você é que estava a procura de alguma coisa. De qualquer forma se assim tanto está interessado a Venezuela também era um exemplo de um país socialista que funcionou e hoje é o que é. Toda a gente sabe que isto é fantochada porque países da EU como a França tem o lobby do socialismo.

      • Vá-se catar Emanuel! Você só serve para arauto da desgraça! Fala assim porque quando da anterior governação tinha o prato cheio! Agora continua de prato cheio mas tem medo que lhe tirem alguma migalha…

        • O prato cheio? Portugal esteve quase na falencia na altura do PAF. Era um prato cheio de dividas. Enfim não tem argumentos então vem asneira.

          Medo? Eu faço parte dos que tem menos medo. Aliás eu sou um dos 10 milhões de otários que acha que um dia isto ainda vai mudar quando podia estar a ganhar bem mais noutro país como muitos já fizeram. A minha área de trabalho tem muito por onde pegar. Os primeiros a sofrer quando a coisa correr mal são o publico e quem não tem grandes estudos. O modelo actual não é sustentavel e mais cedo ou mais tarde vai estoirar além de estar a criar leis tolas e injustas que protegem os malabaristas e preguiçosos e prejudicam quem quer trabalhar. Não estou a pensar só no meu caso. Se estiver enganado tanto melhor mas ao que tudo indica a coisa não está a caminhar para o caminho correcto.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …