“Retrógrada, totalitária!” – Costa Silva vs. Mortágua no Parlamento

4

José Sena Goulão / Lusa

Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva

Ministro da Economia não gostou das palavras de Mariana Mortágua, a “dona da verdade” mas que afinal “está errada em quase tudo”.

Decorreu nesta terça-feira mais uma audição regimental na Assembleia da República, na comissão de Economia e Obras públicas.

Esteve presente o ministro da Economia e, entre os deputados, estava Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda.

As conversas estavam a ser tranquilas, relata o jornal Observador, até que Mariana Mortágua começou a falar sobre a tecnologia blockchain e o SIFIDE.

A tecnologia blockchain é banco de dados avançado que permite a partilha transparente de informações na rede de uma empresa. Tem como um dos objectivos a descentralização, como medida de segurança; um índice global para todas as transacções de um determinado mercado.

Para a deputada, o ministério da Economia tem um “fascínio meio inocente por tudo o que é moderno” e não tem uma “postura minimamente crítica” sobre a blockchain, que “não passa de uma inovação que, até ver, não foi aplicada a nenhum projecto relevante; apenas a projectos que teriam acontecido na mesma sem essa tecnologia. São outros projectos que têm acrescentado valor. É só uma base de dados centralizada. A blockchain é apenas um produto de marketing“.

O SIFIDE é o Sistema de Incentivos fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial. Quer aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em investigação, através da dedução à colecta do IRC de uma percentagem das despesas.

Para Mortágua, este sistema é uma “borla fiscal sem igual” que promove o “capitalismo de aviário” e empresas “dependentes e parasitárias”. E o Governo também não tem “atitude crítica” em relação a este assunto.

O ministro da Economia não gostou do que ouviu. Costa Silva começou por dizer: “As tecnologias transformam o mundo, trouxeram-nos das cavernas até aqui e explicam o extraordinário desenvolvimento económico que a nossa civilização teve no século XXI”.

“Nas tecnologias também há banha da cobra”, reagiu Mariana Mortágua, enquanto o ministro falava.

Costa Silva começou a levantar a voz nesse momento: “Porque é que o PIB mundial se desenvolveu? Ainda não reparou, está distraída? Foram as grandes descobertas como a electricidade, o telefone ou o laser, que tiveram impacto na transformação da vida das pessoas, e a senhora deputada tem uma posição obsoleta e retrógrada!”.

“Negar o efeito das tecnologias era a última coisa que esperava ouvir no parlamento português esta tarde. Aliás, a senhora deputada é especialista em ter obsessões sobre coisas erradas. E a outra obsessão errada é o SIFIDE. Às vezes estou nestes debates e parece que estamos aqui a posicionar-nos numa espécie de regresso às cavernas. Como se as tecnologias fossem nefastas. As tecnologias salvaram a espécie humana”, repetiu.

“Mas alguém falou em tecnologias?”, perguntou Mariana Mortágua, novamente enquanto Costa Silva ainda falava.

O ministro reagiu: “Agora é a minha vez de fala! Seja democrata, não seja totalitária! Oiça os outros. A senhora deputada chega a este Parlamento e comporta-se como se fosse dona da verdade. Está errada em quase tudo”.

ZAP //

4 Comments

  1. Bem ….. é só mais un “Costa” no Clube dos “Costas” arrogantes , alérgicos a certas verdades , Inquéritos e Intervenções Democráticas ! . Só as verdades irritam quem tem algo a esconder !

    • Não ouvi e nem vi o Ministro Costa e Silva ser arrogante ou alérgico a qualquer verdade. Intervenções democratas? Vamos ser claros: a democracia da esquerda é bem pior que a ditadura da direita. É a história que o diz e prova. De resto, deste governo e de todas as gerigonças dos últimos sete anos, Costa e Silva é único cérebro que eu escolhia para um governo meu, pois o resto são mediocridades resgatadas de um lote de incapazes e incompetentes. Costa e Silva colocou a Mariana Mortágua no seu lugar e reduziu-a à sua realidade, a pouca importância que ela tem, com educação e elevação. A arruaceira no debate foi ela.

      • Muito simples é de reagir a sua intervenção ! . Com o seu comentário , vem de dar prova da sua “Intolerância” a quem escrutina e faz oposição , não é de admirar a sua predileção por uma Ditadura de Direita ! . Como estamos com un Regime Democrático , tem todo o Direito de votar en quem quiser , como Eu tenho o direito de dar a minha opinião livremente , respeitando a sua , contrariamente a você !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.