Costa ressuscita “peste grisalha” no Parlamento. Deputado acusa-o de mentir

João Relvas / Lusa

O deputado social-democrata Carlos Peixoto recusou esta quarta-feira ter apelidado os idosos de “peste grisalha”, num artigo publicado em 2013, depois de o primeiro-ministro ter referido isso durante o debate quinzenal que decorreu esta manhã na Assembleia da República.

Durante o debate, e em resposta ao líder parlamentar do PSD, António Costa afirmou que Fernando Negrão “se senta ao lado de quem disse que os nossos idosos, que os nossos pensionistas eram a peste grisalha do nosso país”.

Esta afirmação levou Carlos Peixoto a interpelar a mesa, pedindo para fazer a defesa da honra, o que o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, remeteu para o final do debate. Quando tomou a palavra, o social-democrata acusou o primeiro-ministro de “falar do que não sabe”.

“O senhor comentou o que não lê, o senhor falseou, perverteu completamente a verdade”, afirmou o deputado, advogando que o “primeiro-ministro não tem noção daquilo que disse, e o senhor primeiro-ministro tem uma responsabilidade acrescida, porque está sentado num lugar que exige nível e exige elevação, [e] foi aquilo que o senhor primeiro-ministro aqui não demonstrou”.

De seguida, Carlos Peixoto apontou que o líder do executivo socialista “não tem nada de edificante para dizer ao país”, acusando-o de liderar “um Governo das famílias, onde impera a promiscuidade e a podridão“, e de estar à frente de “um partido que levou Portugal à bancarrota”. “Um primeiro-ministro que foi ministro duas vezes do primeiro-ministro José Sócrates, não tem autoridade moral para chegar aqui e apoucar quem quer que seja”, notou o social democrata.

“Aquilo que o senhor primeiro-ministro disse é mentira, mas quero dizer-lhe mais, eu tenho a certeza que o senhor deputado Fernando Negrão não tem vergonha de se sentar ao meu lado, mas já não tenho a certeza de que o seu antecessor, António José Seguro, e muitas das pessoas que tem no Governo, tenham vergonha de se sentar ao seu lado”.

O vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata advogou também que o primeiro-ministro, “para defender e proteger os idosos, não precisa de apoucar ninguém, precisa apenas de fazer outra coisa”.

“Precisa, sabe de quê? De fazer um ato de contrição, por a mão na consciência e reconhecer aqui que foi o Governo do Partido Socialista de 2010 que congelou as suas pensões”, apontou, defendendo que António Costa tem de “demonstrar aqui a sua incapacidade pelo facto de não ter revelado ainda o estatuto do cuidador informal”.

“É reconhecer aqui que deixou o Serviço Nacional de Saúde no maior degredo de que há memória, prejudicando os idosos”, acrescentou.

Em resposta, Costa assinalou que Carlos Peixoto “não pediu a palavra para defender a sua honra”, mas para insultar o primeiro-ministro diretamente. “Posso deixá-lo tranquilo porque não insulta quem quer, e o senhor não me insulta diga o que disser”, referiu.

Passando “aos factos”, o primeiro-ministro declarou que o vice-presidente da bancada do PSD, “no dia 10 de janeiro de 2013, publicou um artigo no Jornal I, com o título ‘Um Portugal de cabelos brancos'”. António Costa, que lia o artigo no telemóvel, indicou que o texto “remata da seguinte forma: ‘a nossa pátria foi contaminada com a já conhecida peste grisalha'”. “Foi isto que o senhor escreveu em janeiro de 2013”, reforçou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Podridão da mesma nitreira! Enquanto não livrarmos o país do enxovalho de desgoverno por esta “corja” de tão baixo carácter, não somos dignos da história do nosso país.

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …