Costa ressuscita “peste grisalha” no Parlamento. Deputado acusa-o de mentir

João Relvas / Lusa

O deputado social-democrata Carlos Peixoto recusou esta quarta-feira ter apelidado os idosos de “peste grisalha”, num artigo publicado em 2013, depois de o primeiro-ministro ter referido isso durante o debate quinzenal que decorreu esta manhã na Assembleia da República.

Durante o debate, e em resposta ao líder parlamentar do PSD, António Costa afirmou que Fernando Negrão “se senta ao lado de quem disse que os nossos idosos, que os nossos pensionistas eram a peste grisalha do nosso país”.

Esta afirmação levou Carlos Peixoto a interpelar a mesa, pedindo para fazer a defesa da honra, o que o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, remeteu para o final do debate. Quando tomou a palavra, o social-democrata acusou o primeiro-ministro de “falar do que não sabe”.

“O senhor comentou o que não lê, o senhor falseou, perverteu completamente a verdade”, afirmou o deputado, advogando que o “primeiro-ministro não tem noção daquilo que disse, e o senhor primeiro-ministro tem uma responsabilidade acrescida, porque está sentado num lugar que exige nível e exige elevação, [e] foi aquilo que o senhor primeiro-ministro aqui não demonstrou”.

De seguida, Carlos Peixoto apontou que o líder do executivo socialista “não tem nada de edificante para dizer ao país”, acusando-o de liderar “um Governo das famílias, onde impera a promiscuidade e a podridão“, e de estar à frente de “um partido que levou Portugal à bancarrota”. “Um primeiro-ministro que foi ministro duas vezes do primeiro-ministro José Sócrates, não tem autoridade moral para chegar aqui e apoucar quem quer que seja”, notou o social democrata.

“Aquilo que o senhor primeiro-ministro disse é mentira, mas quero dizer-lhe mais, eu tenho a certeza que o senhor deputado Fernando Negrão não tem vergonha de se sentar ao meu lado, mas já não tenho a certeza de que o seu antecessor, António José Seguro, e muitas das pessoas que tem no Governo, tenham vergonha de se sentar ao seu lado”.

O vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata advogou também que o primeiro-ministro, “para defender e proteger os idosos, não precisa de apoucar ninguém, precisa apenas de fazer outra coisa”.

“Precisa, sabe de quê? De fazer um ato de contrição, por a mão na consciência e reconhecer aqui que foi o Governo do Partido Socialista de 2010 que congelou as suas pensões”, apontou, defendendo que António Costa tem de “demonstrar aqui a sua incapacidade pelo facto de não ter revelado ainda o estatuto do cuidador informal”.

“É reconhecer aqui que deixou o Serviço Nacional de Saúde no maior degredo de que há memória, prejudicando os idosos”, acrescentou.

Em resposta, Costa assinalou que Carlos Peixoto “não pediu a palavra para defender a sua honra”, mas para insultar o primeiro-ministro diretamente. “Posso deixá-lo tranquilo porque não insulta quem quer, e o senhor não me insulta diga o que disser”, referiu.

Passando “aos factos”, o primeiro-ministro declarou que o vice-presidente da bancada do PSD, “no dia 10 de janeiro de 2013, publicou um artigo no Jornal I, com o título ‘Um Portugal de cabelos brancos'”. António Costa, que lia o artigo no telemóvel, indicou que o texto “remata da seguinte forma: ‘a nossa pátria foi contaminada com a já conhecida peste grisalha'”. “Foi isto que o senhor escreveu em janeiro de 2013”, reforçou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Podridão da mesma nitreira! Enquanto não livrarmos o país do enxovalho de desgoverno por esta “corja” de tão baixo carácter, não somos dignos da história do nosso país.

RESPONDER

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …