Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda “semana sim semana não”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D), conversa com o deputado do Chega, André Ventura,

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda “semana sim, semana não” consoante as críticas.

No debate quinzenal na Assembleia da República, André Ventura disse ter sido desafiado por António Costa no início da legislatura a apoiar as medidas do programa eleitoral do PS sobre corrupção. “Até agora ainda não vimos nada, onde é que está a posição do PS e a proposta sobre enriquecimento ilícito de que estávamos todos à espera?”, questionou.

Na resposta, o líder do Governo recomendou ao deputado único do Chega que só espere do executivo “o que está no programa do Governo“. “O nosso programa não muda semana sim, semana não, conforme as críticas que recebe”, afirmou António Costa, recebendo um forte aplauso da bancada socialista.

Na semana passada, o Diário de Notícias revelou que o Chega tinha retirado o seu programa eleitoral do respetivo site, prometendo repô-lo com clarificações em matéria de Estado social que serão acordadas no próximo Conselho Nacional do partido, em fevereiro.

Costa manteve o tom irónico ao responder a questões de André Ventura sobre se o próximo orçamento traria um reforço de verbas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Vejo que já está adaptado ao seu novo programa e que o SNS passou a estar também no seu coração. Ainda bem, devolve-nos a todos a esperança sobre o futuro da humanidade. Julgávamos que desde a sua tese de doutoramento até aos dias de hoje era só um processo de regressão lamentável, mas pelos visto há também áreas onde pode haver progresso assinalável”, afirmou António Costa.

Familiares de combatentes jihadistas

O deputado único do Chega questionou ainda Costa se o Governo “tem ou não planos de ir buscar familiares de combatentes jihadistas à Síria”. “Num momento em que não conseguimos pagar o que devíamos às Forças Armadas, temos ou não um plano para gastar dinheiro com pessoas que nos continuam a querer matar a todos?”, interrogou, recebendo uma resposta categórica do primeiro-ministro.

“Não, não temos qualquer plano de ir buscar as famílias de antigos jihadistas à Síria”, assegurou o primeiro-ministro.

Nos 90 segundos de intervenção a que tem direito, André Ventura criticou ainda a queda de oito posições de Portugal no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas, depois de o ministro do Ambiente “ter aplaudido” a presença em Portugal da jovem ativista sueca Greta Thunberg. “Nem era suposto ser o Chega a fazer este papel”, considerou.

António Costa lamentou que a questão ambiental só interesse ao deputado do Chega para “dialética política“, e justificou a queda do país nesse índice com os fogos florestais de 2017 e a “seca gravíssima” que atingiu o país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Chega o partido do jihadistas do burgo tugal, ainda que os outros partidos não sejam muito melhores. Quem os quiser que os compro que não quero nenhum.

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …