Costa quer apressar um “casamento por escrito”. Mas PCP e BE estão por um fio

José Sena Goulão / Lusa

António Costa quer, mais do que namorar a esquerda, um novo acordo por escrito. O PCP está a fugir por entre os dedos, mas o Governo quer segurar, pelo menos, o Bloco de Esquerda.

O pedido de namoro foi feito em pleno debate do Estado da Nação: “É com os partidos que viraram connosco a página da austeridade que queremos prosseguir o caminho. A magnitude da tarefa que temos pela frente não se compadece com acordos de curto prazo.”

Mas, segundo o Expresso, o pedido não apanhou Jerónimo de Sousa e Catarina Martins de surpresa, já que o primeiro-ministro chamou os dois líderes para uma reunião onde lhes fez o pedido oficial: um novo papel escrito, com acordos que fossem para lá do próximo Orçamento.

O objetivo de António Costa é ter um papel assinado (outra vez) e o mais rápido possível. O Expresso escreve que a pressa tem um propósito formal: este é o mês do orçamento e dos planos que Portugal tem de mandar para Bruxelas, para se candidatar aos fundos.

Além do óbvio, tem ainda uma objetivo subentendido: Costa quer obter um plano conjunto plurianual, que lhe dê garantias de estabilidade política para um horizonte de, “no mínimo”, mais do que um orçamento. Enquanto que o OE2021, sem parceiro, chega numa altura em que Marcelo não pode dissolver a Assembleia da República, o mesmo não acontece com o OE2022.

Certo é que o reatar dos laços com a esquerda está a ser um processo conturbado, com o PCP cada vez mais distante e com uma sequência de eventos que dificulta entendimentos com o Governo (congresso em dezembro, presidenciais em janeiro e autárquicas em outubro de 2021); e um BE mais imprevisível.

PCP e Bloco de pé atrás

O PCP não acredita no convite de António Costa. “Os entendimentos ou convergências não são considerações em abstrato. O essencial é saber qual a política a prosseguir, as opções e objetivos que lhes estão associadas”, disse ao Expresso o gabinete de imprensa comunista, apontando ao PS uma “indisfarçável convergência” com o PSD no suplementar, fim dos debates quinzenais e as alterações à Lei do Enquadramento Orçamental.

“AA ideia de ‘entendimento sólido e duradouro’ associadas às circunstâncias verificadas em 2015 não tem fundamento, desde logo, porque mesmo nessa conjuntura o PCP manteve sempre a sua total independência de decisão”, acrescentou.

Nas eleições legislativas, os comunistas deixaram claro que não queriam mais acordos escritos e o seu primeiro sinal de demarcação absoluta foi dado com o voto contra o Suplementar.

No seio do Bloco de Esquerda acredita-se que o PCP já não voltará, o que deixa o partido com duas opções: sair da fotografia ou negociar com o PS, agora com uma posição de maior influência. Mas até nesta relação há sinais de preocupação.

Na entrevista que o primeiro-ministro concedeu à Visão, António Costa foi desafiado a comparar Catarina Martins ao primeiro-ministro holandês Mark Rutte, e respondeu que Rutte tinha “enormes vantagens” e era até “um bom parceiro” de trabalho, palavras lidas como uma provocação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …