Costa quer apressar um “casamento por escrito”. Mas PCP e BE estão por um fio

José Sena Goulão / Lusa

António Costa quer, mais do que namorar a esquerda, um novo acordo por escrito. O PCP está a fugir por entre os dedos, mas o Governo quer segurar, pelo menos, o Bloco de Esquerda.

O pedido de namoro foi feito em pleno debate do Estado da Nação: “É com os partidos que viraram connosco a página da austeridade que queremos prosseguir o caminho. A magnitude da tarefa que temos pela frente não se compadece com acordos de curto prazo.”

Mas, segundo o Expresso, o pedido não apanhou Jerónimo de Sousa e Catarina Martins de surpresa, já que o primeiro-ministro chamou os dois líderes para uma reunião onde lhes fez o pedido oficial: um novo papel escrito, com acordos que fossem para lá do próximo Orçamento.

O objetivo de António Costa é ter um papel assinado (outra vez) e o mais rápido possível. O Expresso escreve que a pressa tem um propósito formal: este é o mês do orçamento e dos planos que Portugal tem de mandar para Bruxelas, para se candidatar aos fundos.

Além do óbvio, tem ainda uma objetivo subentendido: Costa quer obter um plano conjunto plurianual, que lhe dê garantias de estabilidade política para um horizonte de, “no mínimo”, mais do que um orçamento. Enquanto que o OE2021, sem parceiro, chega numa altura em que Marcelo não pode dissolver a Assembleia da República, o mesmo não acontece com o OE2022.

Certo é que o reatar dos laços com a esquerda está a ser um processo conturbado, com o PCP cada vez mais distante e com uma sequência de eventos que dificulta entendimentos com o Governo (congresso em dezembro, presidenciais em janeiro e autárquicas em outubro de 2021); e um BE mais imprevisível.

PCP e Bloco de pé atrás

O PCP não acredita no convite de António Costa. “Os entendimentos ou convergências não são considerações em abstrato. O essencial é saber qual a política a prosseguir, as opções e objetivos que lhes estão associadas”, disse ao Expresso o gabinete de imprensa comunista, apontando ao PS uma “indisfarçável convergência” com o PSD no suplementar, fim dos debates quinzenais e as alterações à Lei do Enquadramento Orçamental.

“AA ideia de ‘entendimento sólido e duradouro’ associadas às circunstâncias verificadas em 2015 não tem fundamento, desde logo, porque mesmo nessa conjuntura o PCP manteve sempre a sua total independência de decisão”, acrescentou.

Nas eleições legislativas, os comunistas deixaram claro que não queriam mais acordos escritos e o seu primeiro sinal de demarcação absoluta foi dado com o voto contra o Suplementar.

No seio do Bloco de Esquerda acredita-se que o PCP já não voltará, o que deixa o partido com duas opções: sair da fotografia ou negociar com o PS, agora com uma posição de maior influência. Mas até nesta relação há sinais de preocupação.

Na entrevista que o primeiro-ministro concedeu à Visão, António Costa foi desafiado a comparar Catarina Martins ao primeiro-ministro holandês Mark Rutte, e respondeu que Rutte tinha “enormes vantagens” e era até “um bom parceiro” de trabalho, palavras lidas como uma provocação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …