Costa “não conhece” polémica em Timor com o novo chefe das secretas

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, mantém a confiança em José Júlio Pereira Gomes para o cargo de chefe das “secretas”, e alega desconhecimento perante o caso Timor que questiona a actuação do diplomata.

“A confiança que tenho no embaixador José Júlio Pereira Gomes para o desempenho das funções foi o que me levou a convidá-lo” para o cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), sublinhou António Costa aos jornalistas, à margem da inauguração de um hotel, na Covilhã.

O primeiro-ministro foi questionado se admitia reconsiderar a confiança no chefe das secretas, depois de nos últimos dias terem surgido várias críticas à forma como Pereira Gomes abandonou Timor-Leste, após o referendo de 1999 naquele país.

António Costa nota que não tem motivos para mudar a sua escolha, manifestando total desconhecimento com os acontecimentos, ocorridos em Timor-Leste em 1999, numa altura em que era ministro dos Assuntos Parlamentares.

O caso Timor

Em 1999, aquando do referendo à independência de Timor Leste, Pereira Gomes era o chefe da missão de observadores portugueses no país que estava ocupado pela Indonésia. Há várias vozes que o acusam pela saída intempestiva de Portugal do país, a 9 de Setembro daquele ano, alegadamente contrariando a decisão do governo, e de ter deixado para trás os timorenses que estavam a trabalhar com a missão nacional.

Pereira Gomes garante, num artigo de opinião no Público, que o Governo português deu ordem de retirada à missão nacional, quando a violência se alastrou por Timor, negando ter deixado para trás os timorenses.

Mas a eurodeputada do PS Ana Gomes e o jornalista do Público Luciano Alvarez, que integravam a comitiva portuguesa em Timor-Leste, acusam-no de mentir.

José Júlio Pereira Gomes mente quando diz que a saída dos observadores aconteceu por ‘ordem expressa’ do Governo; e mente quando afirma: ‘Todos os timorenses – e seus familiares – que tinham trabalhado com a nossa missão de observação e connosco se tinham refugiado nas instalações da UNAMET foram evacuados [retirados] connosco e em virtude da nossa intervenção’”, refere Luciano Alvarez num artigo no Público.

Alvarez assegura que esses timorenses só foram salvos devido à intervenção de outros membros da missão e dos jornalistas portugueses que estavam no país.

António Costa era na altura ministro dos Assuntos Parlamentares, mas desconhecia o caso, refere a TSF, e está a tentar recolher mais informações, conforme adiantam os jornais Expresso e Diário de Notícias.

Costa já terá ouvido o director nacional da PSP, Luís Farinha, que integrava a missão de observadores em Timor, e pretenderá também auscultar António Guterres, o primeiro-ministro da altura, e Jaime Gama, o então ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Não inspira confiança e autoridade”

Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, já pediu ao Governo para “reconsiderar” a escolha, lembrando que “quando Pereira Gomes chefiava a missão em Timor houve vários episódios bastante complicados” e notando que houve no seu partido quem tenha acompanhado a situação de perto.

O PSD, que começou por considerar que Pereira Gomes tinha “um bom perfil” para o cargo, conforme palavras da deputada Teresa Leal Coelho, vice-presidente do partido, ao Diário de Notícias, mostra-se agora, também preocupado com a escolha.

Já a eurodeputada Ana Gomes manifestou-se “muito surpreendida e apreensiva”, porque, “não estando em causa o percurso profissional, falta a Pereira Gomes o perfil psicológico”, conforme declarações ao mesmo jornal.

“Tenho dúvidas de que o embaixador Pereira Gomes tenha capacidade para aguentar situações de grande pressão. Não inspira confiança e autoridade junto dos seus subordinados nos serviços de informações”, diz ainda Ana Gomes ao DN.

O Presidente da República também já comentou o caso, considerando que será “muito importante” a audição prévia de Pereira Gomes no Parlamento.

Após a visita à Base das Lajes na Ilha Terceira, nos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa disse estar a acompanhar o assunto, notando que se for chamado “a intervir” fá-lo-á de modo “discreto” para ser “eficaz”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …