Costa garante: 35 horas começam em julho

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro garantiu este sábado que o horário das 35 horas semanais vai mesmo regressar a 1 de julho deste ano.

O chefe do Executivo garantiu este sábado que as 35 horas de trabalho para a Função Pública vão mesmo entrar em vigor no próximo dia 1 de julho.

Numa sessão de esclarecimento sobre o OE 2016 com militantes e simpatizantes do PS, realizada no Porto, António Costa confirmou esta situação e chegou a ironizar as várias notícias da imprensa ao longo dos últimos dias.

“Havia um que dizia assim: ‘Governo adia as 35 horas para o fim do ano para satisfazer Bruxelas’. Não é verdade, as 35 horas entrarão em vigor no próximo dia 01 de julho”, afirmou o primeiro-ministro, citado pela Lusa.

De acordo com a agência, esta confirmação vem no seguimento da notícia do Expresso deste sábado, no qual o atual ministro das Finanças procurou não se comprometer sobre esta situação.

No semanário, Mário Centeno disse que não podia confirmar se a redução do horário de trabalho iria acontecer já este ano, uma vez que dependeria de se “garantir do ponto de vista do Governo que esta medida se pode começar a aplicar, tendo garantias que não há aumento da despesa”.

Além desta situação, o secretário-geral do PS disse ainda que os salários vão ser repostos e o IVA da restauração vai baixar.

“Houve muita desinformação”, acusou o primeiro-ministro socialista.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas não seria melhor o primeiro ministro e o ministro das finanças estarem de acordo numa matéria destas? Afinal quem tem razão? Um diz que sim, o outro diz que não…

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …