Costa convida portugueses a passarem férias no “melhor destino do mundo”

Manuel Araújo / Lusa

O primeiro-ministro convidou, esta segunda-feira, os portugueses a fazerem férias “cá dentro”, aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrirem o país que, por três anos consecutivos, foi considerado o melhor destino do mundo.

António Costa falava na apresentação da nova campanha do Turismo de Portugal, que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020, convertendo a mensagem do “VisitPortugal” para “Visita Portugal” com o mote #TuPodes.

Lembrando que Portugal, tal como os outros países, terá este ano menos turistas estrangeiros por causa da pandemia de covid-19, o primeiro-ministro acentuou que esta é “a oportunidade” de “fazer férias cá dentro” e de conhecer do país o que não se conhece ou de o redescobrir.

“Se temos o privilégio de viver no melhor destino do mundo, então só nos resta aproveitá-lo”, referiu, até porque seguramente não haverá novamente um ano em que o país esteja quase só dedicado ao turismo interno.

“Temos de proteger a nossa saúde, mas temos também de proteger os rendimentos, o emprego e as empresas e de fazer viver estes territórios, que fazem de Portugal o melhor destino do mundo e que dependem muito de haver ou não haver turistas”, referiu o primeiro-ministro, para sublinhar a oportunidade que os turistas nacionais têm este ano para visitar o país sem enchentes de outros anos.

E, neste contexto, referiu que teve, recentemente, a oportunidade de visitar o Algarve e de ver a região como não a via desde os anos 1960. Foi “uma oportunidade rara”, reconheceu, para acrescentar que como primeiro-ministro não deseja voltar a ver a região tão vazia de turistas. “Mas, se me concedem um minuto para ser um cidadão egoísta, que bom que foi poder ver o Algarve sem ver as filas e as enchentes de sempre”, referiu.

Antes, o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, já tinha também enfatizado a oportunidade de os portugueses serem turistas no seu país e também uma oportunidade para se investir nas comunidades nacionais, nas empresas portuguesas.

A campanha “Tu Podes, Visita Portugal”, apresentada pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que representa um investimento de dois milhões de euros, vai estar em exibição até ao final do ano e arranca, esta terça-feira, com o lançamento de um filme protagonizado por turistas de várias nacionalidades, que já visitaram Portugal e que apelam para que os Portugueses se deixem contagiar pela vontade de explorar os sons, as paisagens, a cultura ou a gastronomia do país.

A esta primeira fase da campanha seguir-se-ão mais duas, a próxima em 24 de junho, em que o convite aos turistas portugueses será feito pelos profissionais do turismo para que experimentem as suas ofertas, que podem ser uma visita a um museu, a descida num rio ou uma caminhada.

Em 10 de julho fica disponível uma plataforma digital de suporte à conversão desta campanha nacional e das campanhas regionais, e que agregará uma oferta de milhares de experiências turísticas em todo o país.

Esta plataforma, adianta o Turismo de Portugal, vai proporcionar aos portugueses a “descoberta do país e das regiões, através de benefícios que motivem a utilização” dos serviços prestados pelas empresas de animação turística.

O objetivo é dar visibilidade e dinamizar as empresas nas várias regiões, apoiando-as no esforço de comercialização através de ofertas especificamente dirigidas ao turista nacional, que não é o seu cliente habitual.

Nesta sessão de lançamento do #TuPodes, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu os “meses muito difíceis” vividos por um setor que parou de receber turistas, mas salientou o trabalho e preparação que foram sendo feitos, tendo em conta a pandemia do novo coronavírus.

Neste contexto, precisou que cerca de 14 mil empresas já aderiram ao selo ‘Clean & Safe‘ e que 15 mil trabalhadores já receberam formação.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …