Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera “estar cá” para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS.

No debate quinzenal com António Costa no Parlamento, a deputada centrista Cecília Meireles questionou o líder do Governo sobre o significado das suas palavras no congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses quanto à mudança da forma de eleição das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) por poder tratar-se do princípio da regionalização.

Não está na minha agenda, no programa de Governo nada se propõe quanto à regionalização”, afirmou Costa, antes de “chutar” o assunto para a próxima legislatura.

No futuro, contou, as regiões estão nos seus planos e é seu desejo, do que se interpreta do que disse, que ainda seja primeiro-ministro: “Tenho muita esperança de estar cá na próxima legislatura para dar os passos subsequentes”.

O que existe nos seus planos, disse ainda, é a eleição das CCDR no início de 2020, como disse há duas semanas no congresso da ANMP, ou “no próximo semestre”, tal como precisou esta terça-feira no Parlamento.

António Costa disse esperar “estar cá” para fazer avançar a regionalização, o que pode indiciar que o atual primeiro-ministro pretende recandidatar-se a um inédito terceiro mandato, o que o colocaria durante 12 anos a liderar o Governo.

Tal como frisa o jornal Dinheiro Vivo, a concretizar-se, este seria um feito inédito em tempos de democracia. Ao contrário do que acontece com o cargo de Presidente da República ou presidentes de órgão de autarquias locais, a cadeira de primeiro-ministro não tem qualquer limitação de mandatos.

Até agora, recorda o mesmo jornal, o único que se aproximou dos três mandatos foi Aníbal Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro durante 10 anos (1985-1995). O seu primeiro mandato, num Governo minoritário, não chegou ao fim. Depois, Cavaco Silva, conseguiu arrecadar duas maiorias absolutas.

O Governo liderado por Costa detém já um recorde: o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, não só cumpriu na totalidade o seu mandato, como foi também conduzido na pasta na nova legislatura – algo muito pouco comum no toca à tutela da Educação.

Na história dos Governos constitucionais, acrescenta o Dinheiro Vivo, houve mais de 20 titulares da pasta. “Todos os casos de ministros da Educação que foram reconduzidos não tinham cumprido na íntegra o mandato anterior”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esperas estar ca se entretanto nao tiveres qualquer acidente! tudo e possivel neste mundo tal como os socialistas roubam portugal a torto e a direito!

    • Que grande lata! …os socialistas roubam portugal a torto e a direito! Roubam o quê? Quem? Com um comentário tão superficial ficamos todos na mesma! Só as pessoas e mebros do seu partido são honestos? Ainal qual é o seu Partido???

  2. O socialismo no seu melhor:
    Quando estao na oposicao lebanta a bandeira da regionalizacao, quando sobem ao poleiros metem a bandeira na gaveta.

    Mas porque a regionalizacao? Quem governa nao pode descentralizar?
    Tipo colocar uma secretaria de estado na sua cidade de Bragança…
    Tipo colocar o futuro “aeroporto aquatico” em Coimbra e nao no estuario do Tejo.

    Só vejo retórica e ausencia de vontade politica, por isso é que se diz que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!

  3. Assim não vale. Não honestidade quando se empurra a regionalização para as calendas gregas.
    Quem tem medo da regionalização?

  4. Vamos regionalizar para rebentar com mais dinheiro dos Portugueses. Se estes gajos avançarem com a regionalização eu, não só votarei CHEGA nas próximas eleições, como me disponibilizo desde já para ir colar cartazes e mobilizar povo para votar nesse partido. E eu nunca votei mais à direita do que PS.

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …