Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera “estar cá” para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS.

No debate quinzenal com António Costa no Parlamento, a deputada centrista Cecília Meireles questionou o líder do Governo sobre o significado das suas palavras no congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses quanto à mudança da forma de eleição das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) por poder tratar-se do princípio da regionalização.

Não está na minha agenda, no programa de Governo nada se propõe quanto à regionalização”, afirmou Costa, antes de “chutar” o assunto para a próxima legislatura.

No futuro, contou, as regiões estão nos seus planos e é seu desejo, do que se interpreta do que disse, que ainda seja primeiro-ministro: “Tenho muita esperança de estar cá na próxima legislatura para dar os passos subsequentes”.

O que existe nos seus planos, disse ainda, é a eleição das CCDR no início de 2020, como disse há duas semanas no congresso da ANMP, ou “no próximo semestre”, tal como precisou esta terça-feira no Parlamento.

António Costa disse esperar “estar cá” para fazer avançar a regionalização, o que pode indiciar que o atual primeiro-ministro pretende recandidatar-se a um inédito terceiro mandato, o que o colocaria durante 12 anos a liderar o Governo.

Tal como frisa o jornal Dinheiro Vivo, a concretizar-se, este seria um feito inédito em tempos de democracia. Ao contrário do que acontece com o cargo de Presidente da República ou presidentes de órgão de autarquias locais, a cadeira de primeiro-ministro não tem qualquer limitação de mandatos.

Até agora, recorda o mesmo jornal, o único que se aproximou dos três mandatos foi Aníbal Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro durante 10 anos (1985-1995). O seu primeiro mandato, num Governo minoritário, não chegou ao fim. Depois, Cavaco Silva, conseguiu arrecadar duas maiorias absolutas.

O Governo liderado por Costa detém já um recorde: o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, não só cumpriu na totalidade o seu mandato, como foi também conduzido na pasta na nova legislatura – algo muito pouco comum no toca à tutela da Educação.

Na história dos Governos constitucionais, acrescenta o Dinheiro Vivo, houve mais de 20 titulares da pasta. “Todos os casos de ministros da Educação que foram reconduzidos não tinham cumprido na íntegra o mandato anterior”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esperas estar ca se entretanto nao tiveres qualquer acidente! tudo e possivel neste mundo tal como os socialistas roubam portugal a torto e a direito!

    • Que grande lata! …os socialistas roubam portugal a torto e a direito! Roubam o quê? Quem? Com um comentário tão superficial ficamos todos na mesma! Só as pessoas e mebros do seu partido são honestos? Ainal qual é o seu Partido???

  2. O socialismo no seu melhor:
    Quando estao na oposicao lebanta a bandeira da regionalizacao, quando sobem ao poleiros metem a bandeira na gaveta.

    Mas porque a regionalizacao? Quem governa nao pode descentralizar?
    Tipo colocar uma secretaria de estado na sua cidade de Bragança…
    Tipo colocar o futuro “aeroporto aquatico” em Coimbra e nao no estuario do Tejo.

    Só vejo retórica e ausencia de vontade politica, por isso é que se diz que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!

  3. Assim não vale. Não honestidade quando se empurra a regionalização para as calendas gregas.
    Quem tem medo da regionalização?

  4. Vamos regionalizar para rebentar com mais dinheiro dos Portugueses. Se estes gajos avançarem com a regionalização eu, não só votarei CHEGA nas próximas eleições, como me disponibilizo desde já para ir colar cartazes e mobilizar povo para votar nesse partido. E eu nunca votei mais à direita do que PS.

RESPONDER

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …