Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera “estar cá” para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS.

No debate quinzenal com António Costa no Parlamento, a deputada centrista Cecília Meireles questionou o líder do Governo sobre o significado das suas palavras no congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses quanto à mudança da forma de eleição das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) por poder tratar-se do princípio da regionalização.

Não está na minha agenda, no programa de Governo nada se propõe quanto à regionalização”, afirmou Costa, antes de “chutar” o assunto para a próxima legislatura.

No futuro, contou, as regiões estão nos seus planos e é seu desejo, do que se interpreta do que disse, que ainda seja primeiro-ministro: “Tenho muita esperança de estar cá na próxima legislatura para dar os passos subsequentes”.

O que existe nos seus planos, disse ainda, é a eleição das CCDR no início de 2020, como disse há duas semanas no congresso da ANMP, ou “no próximo semestre”, tal como precisou esta terça-feira no Parlamento.

António Costa disse esperar “estar cá” para fazer avançar a regionalização, o que pode indiciar que o atual primeiro-ministro pretende recandidatar-se a um inédito terceiro mandato, o que o colocaria durante 12 anos a liderar o Governo.

Tal como frisa o jornal Dinheiro Vivo, a concretizar-se, este seria um feito inédito em tempos de democracia. Ao contrário do que acontece com o cargo de Presidente da República ou presidentes de órgão de autarquias locais, a cadeira de primeiro-ministro não tem qualquer limitação de mandatos.

Até agora, recorda o mesmo jornal, o único que se aproximou dos três mandatos foi Aníbal Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro durante 10 anos (1985-1995). O seu primeiro mandato, num Governo minoritário, não chegou ao fim. Depois, Cavaco Silva, conseguiu arrecadar duas maiorias absolutas.

O Governo liderado por Costa detém já um recorde: o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, não só cumpriu na totalidade o seu mandato, como foi também conduzido na pasta na nova legislatura – algo muito pouco comum no toca à tutela da Educação.

Na história dos Governos constitucionais, acrescenta o Dinheiro Vivo, houve mais de 20 titulares da pasta. “Todos os casos de ministros da Educação que foram reconduzidos não tinham cumprido na íntegra o mandato anterior”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esperas estar ca se entretanto nao tiveres qualquer acidente! tudo e possivel neste mundo tal como os socialistas roubam portugal a torto e a direito!

    • Que grande lata! …os socialistas roubam portugal a torto e a direito! Roubam o quê? Quem? Com um comentário tão superficial ficamos todos na mesma! Só as pessoas e mebros do seu partido são honestos? Ainal qual é o seu Partido???

  2. O socialismo no seu melhor:
    Quando estao na oposicao lebanta a bandeira da regionalizacao, quando sobem ao poleiros metem a bandeira na gaveta.

    Mas porque a regionalizacao? Quem governa nao pode descentralizar?
    Tipo colocar uma secretaria de estado na sua cidade de Bragança…
    Tipo colocar o futuro “aeroporto aquatico” em Coimbra e nao no estuario do Tejo.

    Só vejo retórica e ausencia de vontade politica, por isso é que se diz que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!

  3. Assim não vale. Não honestidade quando se empurra a regionalização para as calendas gregas.
    Quem tem medo da regionalização?

  4. Vamos regionalizar para rebentar com mais dinheiro dos Portugueses. Se estes gajos avançarem com a regionalização eu, não só votarei CHEGA nas próximas eleições, como me disponibilizo desde já para ir colar cartazes e mobilizar povo para votar nesse partido. E eu nunca votei mais à direita do que PS.

RESPONDER

Fotos tiradas em segredo a Schumacher à venda por 1 milhão de euros

Fotografias recentemente captadas de Michael Schumacher, numa cama, na sua casa na Suíça, estão a venda por 1,2 milhões de euros. A sua esposa, Corinna, está a tentar travar a sua divulgação. Alguém fotografou em segredo …

Yoko Ono estava a "controlar" a vida de John Lennon, escreve irmã do ex-Beattle no seu livro de memórias

Julia Baird, irmã de John Lennon, publicou um livro de memórias chamado "Imagine This" onde relata as suas vivências da infância com o músico e os momentos posteriores à fama do "beattle". A irmã de John …

Governo quer primeira liga de futebol em sinal aberto

O Governo recomenda a transmissão televisiva de partidas referentes à I Liga de futebol em sinal aberto. De acordo com um despacho publicado em Diário da República, na lista de eventos que o Governo considera …

Eureka Shoes fecha todas as suas lojas em Portugal

A empresa de calçado portuguesa Eureka Shoes vai fechar todas as suas lojas (13) em Portugal, avança o jornal Eco esta quarta-feira. “A rede de lojas Eureka irá desconectar-se gradualmente a partir de hoje e …

Rio diz que para Costa "alegada ilegalidade" da redução do IVA "depende de quem a propõe"

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou hoje António Costa no Twitter, considerando que para o primeiro-ministro “a alegada ilegalidade” da proposta dos sociais-democratas de redução do IVA da eletricidade “depende de quem a propõe …

Portugueses continuam sobre-endividados. 29 mil pediram ajuda à Deco

Mais de 29.000 sobre-endividados voltaram a pedir ajuda à Deco em 2019, tal como em 2018, sendo a principal causa de endividamento a deterioração das condições laborais, em vez do desemprego. O balanço do ano avançado …

Lidl retira produto das prateleiras. Pode causar intoxicações e danos no fígado

O Lidl retirou três lotes de orégãos picados Kania de venda e pediu aos clientes que compraram este produto, que o devolvessem assim que possível. A cadeia de supermercados alemã Lidl anunciou esta terça-feira que retirou …

GNR obrigados a almoçar com ministro. Famílias ficaram à porta

Os 388 novos guardas da GNR foram obrigados a almoçar com o Ministro da Administração Interna, depois da cerimónia de compromisso de honra, obrigando os familiares a ter de ficar à espera no exterior. Esta …

Nove padres e religiosos suspeitos de abuso sexual de menores em Itália

O Ministério Público de Prato, na região italiana da Toscana, abriu uma investigação contra nove religiosos da antiga comunidade Discípulos da Anunciação, suspeitos de cometerem abuso sexual contra menores entre 2008 e 2016. As acusações envolvem …

Gulbenkian distingue combate a alterações climáticas com prémio de um milhão de euros

A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir este ano um Prémio para a Humanidade no valor de um milhão de euros, para distinguir pessoas ou instituições que combatam as alterações climáticas. O prémio, cujas nomeações decorrem até …