Costa agradece apoio ao Luxemburgo e França. Equipa alemã já conheceu os cantos à casa (e o sentimento é de dever cumprido)

António Cotrim / Lusa

Equipa de médicos alemães em Portugal, liderada por Jens-Peter Evers

Este domingo, chegaram a Portugal as equipas de saúde luxemburguesa e francesa para ajudar a combater a pandemia de covid-19. No seio da equipa alemã, que se encontra em território nacional há uma semana, “o sentimento é de dever cumprido”.

No mesmo dia em que as equipas médicas luxemburguesa e francesa chegaram a Portugal, António Costa manifestou o seu agradecimento ao apoio internacional. Apesar de o país ter ainda de “persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia”, já é possível admitir que foram feitos “progressos“, escreveu o governante no Twitter.

A melhoria da situação pandémica em Portugal deve-se, sobretudo, à “redução significativa” de novos casos e de doentes nos hospitais.

“Os progressos no combate à pandemia nas últimas semanas têm sido importantes, com a redução significativa do número de novos casos, de internados e de internados em unidades de cuidados intensivos”, escreveu o primeiro-ministro, sublinhando que o país tem de “persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia”, ao mesmo tempo que reforça “o esforço de vacinação para criar imunidade”.

“Agradeço o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que hoje chegaram a Portugal e que vão apoiar os nossos profissionais de saúde neste combate”, acrescentou, citado pelo Expresso.

A equipa do Luxemburgo é constituída por dois médicos e dois enfermeiros e vai apoiar o serviço de medicina intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora. Já o médico e os três profissionais de enfermagem franceses vão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A equipa alemã, que começou a tratar doentes há uma semana em território nacional, está “muito satisfeita com as condições” que encontrou e “com a forma rápida e eficaz” com que os médicos foram integrados. Os profissionais vão permanecer no Hospital da Luz durante, pelo menos, 21 dias.

O diretor clínico da unidade privada, Rui Maio, disse ao Expresso que, “da nossa parte, o sentimento é de dever cumprido“.

Nos primeiros dias, os alemães “conheceram os nossos profissionais, os circuitos e os procedimentos do hospital e fizeram toda a integração para estarem aptos a trabalhar em pleno rapidamente”. O primeiro doente só deu entrada quatro dias mais tarde.

“Na sexta-feira, receberam no hospital o equipamento que trouxeram da Alemanha – estamos a falar apenas dos ventiladores com que optaram por trabalhar, porque a unidade estava já toda equipada e pronta a ser usada. E nesse mesmo dia ficou tudo preparado para começarem a receber doentes”, explicou o diretor clínico.

As socas, que ficaram na Alemanha, não foram nada fáceis de encontrar em Lisboa, devido aos números tão altos.

Já o problema da língua foi facilmente ultrapassado, uma vez que “toda a equipa alemã fala inglês fluentemente”. Além disso, dois especialistas do Hospital da Luz, que dominam o alemão, estão disponíveis em permanência para responder a qualquer necessidade suplementar da equipa.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …