Costa tem de agradar a gregos e troianos para aprovar orçamento suplementar

Mário Cruz / Lusa

As prioridades da direita e da esquerda para o orçamento suplementar diferem. António Costa tentará agradar a gregos e troianos naquilo que deverá ser o foco do orçamento.

Até julho, o Governo deverá apresentar o orçamento suplementar para enfrentar a pandemia de covid-19. No entanto, começam-se a jogar as primeiras cartas no delineamento do orçamento, com a direita e a esquerda a fazerem saber as suas reivindicações.

O presidente do PSD, Rui Rio, já lançou o mote, sugerindo que as empresas devem ser o motor da recuperação económica e que, para tal, o Governo deve criar todas as condições necessárias em sede fiscal para que isto possa acontecer. A solução pode passar por aumentar a “receita de determinados impostos para poder reduzir outros”.

A ideologia é partilhada por Francisco Rodrigues dos Santos. De acordo com o Expresso, o líder do CDS defende que é urgente injetar liquidez nas empresas, pagar as dívidas do Estado aos fornecedores, eliminar Pagamento por Conta, o Pagamento Especial por Conta e o Pagamento Adicional por Conta de IRC e IRS, bem como as contribuições das PME para a Segurança Social, ajustar as tabelas de retenção do IRS e passar um cheque de emergência até 15 mil euros para as PME.

À esquerda, as preocupações para o orçamento suplementar são outras. O Bloco de Esquerda argumenta que “o emprego é a primeira condição para a recuperação da economia”. Nesse mesmo sentido, o PCP rejeita o congelamento dos aumentos previstos para a Função Pública.

“O reforço de verbas tendo em conta esta realidade tem de ser feito em áreas cruciais, […] a primeira das quais o SNS“, reiterou Jerónimo de Sousa em entrevista ao Expresso. Os partidos de esquerda exigem também um maior investimento público.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …