Costa afasta primárias para deputados no PS

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS afastou este domingo, perante a Comissão Nacional, a possibilidade de se realizarem primárias entre os socialistas para a escolha de candidatos a deputados, mas assegurou “abertura” no processo de formação das listas.

António Costa referiu-se a este tema na intervenção que encerrou a Comissão Nacional do PS, que durou cerca de sete horas e meia e que se destinou sobretudo a fazer uma apreciação do projeto de programa eleitoral socialista – documento que será votado em definitivo a 06 de junho, numa Convenção Nacional que se realizará no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Na parte da manhã da reunião da Comissão Nacional, o dirigente socialista Álvaro Beleza levantou a questão da realização de eleições primárias abertas a simpatizantes para a escolha de deputados e sugeriu mesmo acompanhar esse processo de primárias com a conclusão do programa eleitoral, prolongando-o em discussão pública até ao início de setembro.

De acordo com fontes da Comissão Nacional, o secretário-geral do PS, no entanto, afastou a possibilidade de o seu partido retomar o mecanismo das eleições primárias, aplicando-o desta vez à escolha dos candidatos às próximas eleições legislativas.

António Costa, de acordo com as mesmas fontes socialistas, alegou que tem percorrido o país e contactado ao longo dos últimos meses com muitas estruturas de militantes, tendo ficado com a clara impressão de que a maioria do partido não quer esse método de escolha dos deputados.

De resto, dirigentes socialistas contactados pela agência Lusa ao longo das últimas semanas, consideraram que seria um erro grave abrir uma multiplicidade de disputas internas e poucos meses das eleições legislativas.

Usando um tom de humor, António Costa referiu-se então a Álvaro Beleza, que pertenceu ao anterior Secretariado Nacional do PS e que defende esse método de designação de candidatos socialistas desde o início da década de 1990, como um “militante obcecado das primárias”.

Neste ponto referente à escolha de candidatos a deputados, o líder socialista, porém, assegurou que “haverá abertura” no processo de formação das listas para as próximas eleições legislativas.

Na reunião, Eurico Brilhante Dias, que também foi membro do último Secretariado Nacional do PS liderado por António José Seguro, fez uma intervenção na qual apresentou duas propostas “de carácter técnico” para mudanças na redação dos capítulos do programa referentes à taxa social única (TSU) e legislação laboral.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal ordena ao Facebook que reative conta de partido neofascista italiano

Um tribunal de Roma ordenou que o Facebook reativasse a conta do partido italiano neofascista CasaPound, obrigando ainda a rede social a pagar 800 euros por cada dia que a conta esteve desativada. De acordo com …

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …