Cosmonautas russos usam cores da bandeira ucraniana. Rússia ridiculariza situação

Três cosmonautas embarcaram na Estação Espacial Internacional a 18 de março com fatos de voo amarelo brilhante e azul.

Em resposta a quem comparou a escolha da roupa ao apoio do trio russo à Ucrânia, a agência espacial russa não só negou como ridicularizou essa interpretação.

Por vezes o amarelo é apenas amarelo“, disse o serviço de imprensa de Roscosmos no seu canal Telegram, segundo a Reuters.

Os três cosmonautas, Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov, acostaram a sua nave espacial Soyuz MS-21 na estação espacial, e juntaram-se a sete tripulantes já a bordo, na passada sexta-feira.

No sábado, a agência espacial russa divulgou uma declaração a citar Artemyev em resposta a perguntas sobre a escolha da cor da bandeira ucraniana.

“Não há necessidade de procurar quaisquer sinais ou símbolos escondidos no nosso uniforme. Uma cor é simplesmente uma cor. Não está, de forma alguma, ligada à Ucrânia. Caso contrário, teríamos de reconhecer os seus direitos no sol amarelo e no céu azul”, disse Artemyev, segundo noticiou o The Guardian.

“Hoje em dia, apesar de estarmos no espaço, estamos juntos ao nosso presidente e ao nosso povo!”, lia-se ainda na declaração.

O diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, terá ido ainda mais longe, afirmando que os cosmonautas não tinham qualquer simpatia pelos nacionalistas ucranianos, informou a Reuters.

Mesmo assim, na sexta-feira, Artemyev explicou a escolha da cor por uma razão diferente, dizendo que a equipa optou pelo amarelo brilhante porque havia tanto desse material em armazém, “que foi por isso que tivemos de usar amarelo”.

A bandeira ucraniana sempre incluiu o amarelo, mas tem mudado ao longo dos anos, sendo que a Ucrânia adotou a primeira bandeira nacional em 1848.

Os revolucionários, que queriam que as entidades ocidentais do país fossem libertadas do domínio austro-húngaro, escolheram as cores com base no brasão de Lviv — a maior cidade da Ucrânia Ocidental, de acordo com a Britannica.

O brasão mostrava um leão dourado sobre um escudo azul e, na altura, a bandeira mostrava riscas horizontais de amarelo sobre o azul.

Em janeiro de 1918, a República da Ucrânia declarou a sua independência e, mais tarde nesse ano, a república adotou uma nova bandeira, com riscas invertidas para simbolizar “céus azuis sobre campos de trigo dourados“.

A bandeira passou por outras alterações, em 1949, mostrando a bandeira vermelha da União Soviética com uma faixa horizontal azul claro no fundo.

Assim que a Ucrânia declarou a sua independência da União Soviética, o país trouxe de volta a bandeira azul e amarela nacionalista, a 28 de janeiro de 1992.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.