/

A coscuvilhice é essencial à sobrevivência da espécie humana

9

Quem nunca falou mal de alguém? Pois. Praticamente todas as pessoas já coscuvilharam pelo menos uma vez na vida. Se bem que há umas pessoas mais dadas ao mexerico do que outras.

A New York Magazine (NYM) divulgou uma nova teoria, veiculada por Yuval Harari no seu livro “Sapiens: A Brief History of Humankind”. Aparentemente, a coscuvilhice é essencial à
sobrevivência da espécie.

De acordo com o autor, o conhecimento individual não é suficiente para a sobrevivência
de um grupo, é necessário haver conhecimento sobre os restantes elementos do mesmo.

“A cooperação social é uma peça-chave da sobrevivência e da reprodução. Não chega que um homem ou uma mulher saiba o paradeiro de um leão ou de um bisonte. É muito mais importante que saibam quem odeia quem no grupo, quem anda a dormir com quem, quem é honesto e quem é traidor”, sustenta Harari.

Estas informação terão, de acordo com o autor, permitido que os primórdios da humanidade
não só sobrevivessem mas também que expandissem as suas tribos. Este tipo de informação permitiu que os humanos forjassem amizades e hierarquias o que, consequentemente, leva à criação de uma ordem social e de uma cooperação que separa os humanos do resto do reino animal.

Sendo esta característica tão vital, determina-se que o nosso cérebro esteja já estruturado para nos ajudar a aperfeiçoar esta técnica.

Um outro estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, identifica
essa parte do cérebro como ATL, onde é reunida toda a informação social.

“O ATL tem um papel importante na memória de informação biográfca sobre uma pessoa”, explica um dos autores do estudo.

De acordo com a NYM, a coscuvilhice é uma parte intrínseca do ser humano. Faz das pessoas uma espécie altamente participativa com estruturas sociais complexas. Qualquer negócio ou comunidade funciona muito melhor se toda a gente souber quem é quem.

ZAP // Move

9 Comments

  1. Fogo!…e eu pensava que só em Portugal isto era rei! Afinal a parvalheira existe até nos estados Unidos! Eu discordo…tudo em excesso não faz bem e para mim, o excesso de coscuvilhice não é benéfico para a espécie humana. Em portugal, as pessoas exageram na coscuvilhice e alcovitice, até ao ponto de chegar a difamação, crime existente no nosso código penal. Só que, por cá, o crime fica constantemente impune porque simplesmente as pessoas não querem perder tempo numa alegada justiça que é lenta, com chatices e incómodos pelo meio e no final, por vezes, justiça nem vê-la! Porque às vezes as pessoas cometem homicídios passionais?! Algumas vezes, são derivados a este tipo de situações acontecerem e as pessoas fartas de tanta mentira, de tanta intromissão na vida alheia e, não existindo meios de as fazer parar, as pessoas cometem crimes com mortes à mistura! Por exemplo, as redes sociais que existem? Criadas para existir mais um meio de socialização! No entanto, em Portugal, são frequentemente utilizadas para saber a vida de cada um..

    • Eh lá!…
      Pensavas que era só em Portugal?!
      Hahahaa…
      Em que planeta tens vivido?!
      As redes sociais servem para saber a vida de cada um?
      A sério?
      Mas, há outro objectivo além desse?!
      O pior não é a pessoas querem saber; o problema são mesmo as tristes almas que tem necessidade de se mostrar constantemente…
      Exageram?
      Então se há personagens que até a côr das cuecas que estão a usar fazem questão de partilha com o mundo, queres o quê?
      Eu nunca tive qualquer problema com a coscuvilhice, e, normalmente, quem mais se queixa…
      Pareces aquelas pseudo famosas das revistas cor-de-rosa: sempre a queixarem-se das revistas e depois ligam para lá para aparecer!!

      • Não tenhas pena de mim!!
        Pelo teu comentário, tens é que ter pena de ti!
        E, tendo em conta a minha preocupação com os que os outros dizem/pensam de mim, certamente que eu nunca terei grandes problemas!…
        Pessoalmente, as pessoas que vejo a queixar-se mais, são as que mais oiço a falar dos outros!..

  2. Revistas e jornais é um ver se te avias isto para não falar daquelas e daqueles que passam o dia ao soalheiro sem nada para fazer a morder na vida dos outros e então a inveja essa causa muita indisposição em muito ser humano incapaz de mudar de rumo!

  3. A meu ver há aqui uma confusão entre o que diz o extracto e a interpretação que é dada, o que leva a considerar que a coscuvilhice é factor essencial à vida humana. Todos nós sabemos que a cultura, tradições e costumes foram e são passados sobretudo de boca em boca, de geração em geração desde que o homem está sobre a terra. mas isso não deve ser confundido com coscuvilhice. Que o ser humano é coscuvilheiro por natureza, não apenas os Portugueses, isso é inegável, mas dizer que é ESSENCIAL a meu ver é uma afirmação gratuita. Somos coscuvilheiros por que lá diz o velho ditado “faz bem ninguém se lembra, faz mal ninguém se esquece” e por outro lado, todos nós temos um prazer sádico de ouvir falar mal dos outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.