Corticeira da Feira multada em 31 mil euros por assédio moral a trabalhadora

A corticeira de Santa Maria da Feira que, em setembro, motivou vários protestos contra o alegado assédio moral a que sujeitaria uma trabalhadora reintegrada por ordem judicial foi autuada em 31 mil euros.

Em causa está a empresa Fernando Couto Cortiças S.A. e a situação da funcionária Cristina Tavares, que desde maio aguardava a sua reintegração no posto laboral que vinha ocupando antes de interpor um processo contra a sua entidade patronal.

Entretanto, ficou a realizar o que o Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte (SOCN) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) classificaram de “trabalho improdutivo” e “humilhante”, sob “tortura psicológica”.

A denúncia feita pela CGTP referia que, “por castigo”, a trabalhadora “está a carregar e descarregar uma palete com os mesmos sacos todos os dias, desde o início de Maio”.

“Não saio do mesmo sítio todo o dia. Carrego e descarrego a mesma palete com sacos de cinco mil rolhas mais de 30 vezes por dia, durante nove horas”, queixou-se, na altura, a trabalhadora, Cristina Tavares. “Sou sozinha e tenho um filho doente de 21 anos que preciso de alimentar”, contou ainda.

Após três visitas da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a rotina da funcionária que alega ter sido “castigada” a carregar a mesma palete de rolhas de cortiça todos os dias não mudou.

Ainda em setembro, três dezenas de funcionários da corticeira manifestaram-se para darem o seu apoio à empresa que está a ser acusada de assédio moral a uma trabalhadora, considerando que “a empresa estava a ser enxovalhada injustamente”.

Mas este mês, a ACT decidiu multar a corticeira em 31 mil euros. “Agora a Autoridade para as Condições do Trabalho vem dar-nos razão e autuou a empresa em 31 mil euros, dando como provados todos os factos que denunciámos e ainda outros que foram identificados na primeira inspeção à empresa”, disse o dirigente do SOCN, Alírio Martins.

Alírio Martins notou que pôde aceder ao relatório da inspeção e viu aí reconhecido que a ACT “constatou uma degradação do estado de saúde da Cristina Tavares em consequência desta situação” – em que um dos aspetos mais contestado nos protestos era o facto de a trabalhadora ser obrigada, “por castigo, a carregar e descarregar uma palete com os mesmos sacos todos os dias”.

O diretor financeiro da Fernando Couto Cortiças S.A. disse que a empresa “vai recorrer da decisão da ACT”, que acusa de estar a ser “manipulada pela CGTP”. Vítor Martins não quis desenvolver o assunto, mas afirmou: “Temos o direito de impugnar este resultado e é o que vamos fazer, porque não nos conformamos com esta situação”.

Não se mostrando surpreendido com a decisão da corticeira, o SOCN recorda, no entanto, que, “além do processo relativo às inspeções da ACT, o mesmo caso também seguiu para o Ministério Público”, estando a correr os devidos trâmites.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …