Corticeira da Feira multada em 31 mil euros por assédio moral a trabalhadora

A corticeira de Santa Maria da Feira que, em setembro, motivou vários protestos contra o alegado assédio moral a que sujeitaria uma trabalhadora reintegrada por ordem judicial foi autuada em 31 mil euros.

Em causa está a empresa Fernando Couto Cortiças S.A. e a situação da funcionária Cristina Tavares, que desde maio aguardava a sua reintegração no posto laboral que vinha ocupando antes de interpor um processo contra a sua entidade patronal.

Entretanto, ficou a realizar o que o Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte (SOCN) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) classificaram de “trabalho improdutivo” e “humilhante”, sob “tortura psicológica”.

A denúncia feita pela CGTP referia que, “por castigo”, a trabalhadora “está a carregar e descarregar uma palete com os mesmos sacos todos os dias, desde o início de Maio”.

“Não saio do mesmo sítio todo o dia. Carrego e descarrego a mesma palete com sacos de cinco mil rolhas mais de 30 vezes por dia, durante nove horas”, queixou-se, na altura, a trabalhadora, Cristina Tavares. “Sou sozinha e tenho um filho doente de 21 anos que preciso de alimentar”, contou ainda.

Após três visitas da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a rotina da funcionária que alega ter sido “castigada” a carregar a mesma palete de rolhas de cortiça todos os dias não mudou.

Ainda em setembro, três dezenas de funcionários da corticeira manifestaram-se para darem o seu apoio à empresa que está a ser acusada de assédio moral a uma trabalhadora, considerando que “a empresa estava a ser enxovalhada injustamente”.

Mas este mês, a ACT decidiu multar a corticeira em 31 mil euros. “Agora a Autoridade para as Condições do Trabalho vem dar-nos razão e autuou a empresa em 31 mil euros, dando como provados todos os factos que denunciámos e ainda outros que foram identificados na primeira inspeção à empresa”, disse o dirigente do SOCN, Alírio Martins.

Alírio Martins notou que pôde aceder ao relatório da inspeção e viu aí reconhecido que a ACT “constatou uma degradação do estado de saúde da Cristina Tavares em consequência desta situação” – em que um dos aspetos mais contestado nos protestos era o facto de a trabalhadora ser obrigada, “por castigo, a carregar e descarregar uma palete com os mesmos sacos todos os dias”.

O diretor financeiro da Fernando Couto Cortiças S.A. disse que a empresa “vai recorrer da decisão da ACT”, que acusa de estar a ser “manipulada pela CGTP”. Vítor Martins não quis desenvolver o assunto, mas afirmou: “Temos o direito de impugnar este resultado e é o que vamos fazer, porque não nos conformamos com esta situação”.

Não se mostrando surpreendido com a decisão da corticeira, o SOCN recorda, no entanto, que, “além do processo relativo às inspeções da ACT, o mesmo caso também seguiu para o Ministério Público”, estando a correr os devidos trâmites.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …