/

Corte no apoio à compra de elétricos. “E não é tão chocante pagar 2 euros por mês no IUC”

4

Manuel de Almeida / LUSA

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro

O apoio governamental passa a ser 61% do que estava previsto. Ministro do Ambiente está tranquilo em relação à Operação Influencer.

O apoio do Governo à compra de veículos eléctricos vai ser menor no próximo ano.

O Fundo Ambiental financiava 10 milhões de euros para os portugueses comprarem eléctricos, mas esse valor desce para 6.1 milhões de euros, indica o ECO.

No fundo, no Orçamento de Estado para 2024, as ajudas para a aquisição de veículos eléctricos passam a ser 61% do que estava previsto.

E há outra indicação importante para os interessados: vai de facto haver incentivo ao abate dos carros anteriores a 2007, com valores entre 2 mil e 6 mil euros – mas esse incentivo não vai acumular com o apoio à compra de um eléctrico.

O que vai acontecer é que, por exemplo, no abate de um veículo ligeiro, o incentivo previsto de 4 mil euros a esse abate vai funcionar como um desconto na compra de um carro eléctrico ligeiro de passageiros (novo ou usado), que tenha até quatro anos.

Esse incentivo ao abate também pode funcionar como um desconto na compra de uma bicicleta eléctrica.

Outra opção é a adesão ao Cartão de Mobilidade, até 4 mil euros. O cartão é válido por três anos e pode ser usado em transportes públicos e partilhados, e na compra e reparação de bicicletas.

IUC e demissão

Estas informações foram confirmadas na audição do ministro do Ambiente Duarte Cordeiro na Assembleia da República, em mais um debate na especialidade do Orçamento de Estado 2024.

Duarte Cordeiro foi questionado também sobre o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), que “ganhou uma dimensão desproporcional” nos últimos tempos, considera.

O ministro não acha “chocante” a subida máxima prevista de 25 euros por ano: “Eu não acho, sinceramente, que pagar dois euros por mês para um carro anterior a 2007 seja algo tão chocante“.

Na mesma audição, e já sobre questões judiciais, o ministro do Ambiente reforçou que não é arguido na Operação Influencer, e acredita que nunca será arguido. Por isso, está “tranquilo” e não pensa na demissão.

ZAP //

4 Comments

  1. Não é chocante pagar 2€/mês pelo IUC? Não, de facto, não é. Se só se pagarem 2€/mês, e não for progressivo ao longo dos anos, como proposto e da forma proposta. Agora, a acrescer ao que já se paga de IUC, já é chocante. E também não é chocante, se todos pagarem, sejam eles a gasóleo, gasolina, GPL, GNV/GNC, híbridos e eléctricos. Porque, em boa verdade, todos eles circulam!

  2. Muito bem dito; uma vez que é imposto de circulação todos os veiculos que circulem devem pagar, a isso chama-se Justiça e Igualdade, que é o que falta neste Pais.
    Muitas leis com ainda mais excepções!

  3. Muito bem dito; uma vez que é imposto de circulação todos os veiculos que circulem devem pagar, a isso chama-se Justiça e Igualdade, que é o que falta neste Pais.
    Muitas leis com ainda mais excepções!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.