Corrida em massa às vagas para regularização de precários do Estado

Marcos Santos / USP Imagens

-

Começa esta quinta-feira oficialmente o prazo de regularização dos trabalhadores precários do Estado, e a expectativa é tão grande que os sindicatos da Função Pública foram obrigados a criar linhas de atendimento telefónico para responder a pedidos de explicação de trabalhadores.

Os trabalhadores precários na Administração Pública e no setor empresarial do Estado podem, a partir desta quinta-feira, solicitar a sua entrada nos quadros do Estado, no âmbito do PREVPAP – Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública e no setor empresarial do Estado.

Segundo o líder da Federação dos Sindicatos da Administração Pública, “a ansiedade é grande. Parece que toda a gente quer pedir a integração no mesmo dia“.

A enorme afluência obrigou os sindicatos da Função Pública a criar linhas de atendimento telefónico para responder a pedidos de explicação de trabalhadores.  “Estamos a dizer às pessoas que tenham calma, porque o processo só termina no dia 30 de junho“, acrescenta o dirigente da FESAP em declarações ao Correio da Manhã.

A avaliação da situação contratual de cada trabalhador é feita através um requerimento disponível no site do PREVAP, que apresenta também um conjunto de esclarecimentos sobre o Programa.

De fora ficam os professores, por estarem abrangidos por um concurso de vinculação extraordinária, e os trabalhadores da Administração Pública, uma vez que as autarquias locais “vão ter procedimentos ajustados às suas especificidades” na regularização extraordinária de vínculos precários.

Depois de entregue o requerimento, a situação dos trabalhadores será analisada pelas Comissões de Avaliação Bipartida, com representantes dos ministros das Finanças e do Trabalho, outro do dirigente do serviço e ainda dos sindicatos da Função Pública.

O objectivo das Comissões de Avaliação Bipartida é perceber se, embora tenha sido contratado com um vínculo temporário – com um contrato a prazo ou a recibos verdes – o trabalhador está a satisfazer necessidades permanentes.

Nesses casos, os trabalhadores verão a sua situação laboral regularizada – mas só após homologação do Governo dos pareceres das comissões e em 2018.

Segundo um relatório do Governo, há 23 990 trabalhadores precários nos 308 municípios do País: 4432 contratos a prazo, 5 772 prestação de serviços, 12 738 contratos de Emprego Inserção e 1048 estágios.

Perguntas e respostas sobre o PREVPAP

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …