/

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

19

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que impõe restrições à espécie.

Em declarações à TSF, os presidentes da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) e da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) falam numa “verdadeira corrida à plantação de eucaliptos”.

Uma corrida que justificam com a proximidade da entrada em vigor da nova lei que foi aprovada em Agosto de 2017, no rescaldo do grande incêndio de Pedrógão Grande, e que proíbe novas plantações de eucaliptos em zonas onde não existiam previamente aos fogos.

Esta nova legislação vai entrar em vigor já neste mês de Fevereiro, mas entretanto vigora actualmente um decreto-lei transitório que visa evitar a “invasão” dos eucaliptos na floresta nacional.

Todavia, a falta de fiscalização não permite travar a expansão descontrolada daquela espécie, conforme salienta o presidente da FNAPF, Vasco Campos, à TSF.

“Notamos no terreno muitas plantações ilegais“, constata, frisando que “alguns proprietários estão a tentar gastar os últimos cartuchos, fazendo estas plantações antes da nova legislação” entrar em vigor.

A procura pela semente recomendada pelas celuloses, a que mais rapidamente cresce, tem sido tal que já está esgotada nos viveiros, refere o presidente da ANEFA, Pedro Serra Ramos, também na TSF, frisando que já há listas de espera.

O responsável vaticina que esta corrida pelo eucalipto “só parará no dia em que a nova lei entrar em vigor”.

Esta procura por sementes de eucalipto já se tinha verificado logo após a aprovação da nova legislação, mas a tendência tem-se agravado nos últimos meses.

ZAP //

19 Comments

    • Ó artista, explique-me lá qual a diferença entre um eucalipto e um pinheiro. Ah já sei, o pinheiro é resinoso e arde provavelmente mais depressa

      • Artista é quem vem invocar pra qui pinheiros, alguem tinha falado em pinheiros?
        Eucaliptos são um crime ambiental.

      • queres mais crime ambiental que o fogo posto organizado????.. pena nao haver vigilancia da proteçao civil a beira das florestas. mas infelizmente nem assim iriamos ver a cara dos bandidos.mas todos desconfiamos quem sao!!!!!os que nao querem eucaliptos e os que nao querem o pequeno proprietario florestal.. e obvio!!!!

      • São os Chicos Espertos deste país que nos lixam, pensando que estão a fazer grande coisa. Pensam só em cifrões e não vêem mais do que um palmo à frente do nariz. Fazem perder milhões ao país, a todos nós, com as suas ideias obsessivas e ações sistemáticas de contornar, aldrabar, ignorar as leis deste país. Para os Chicos Espertos pouco importa um ideal, a intenção de mudar um país para melhor, neste caso ao nível da floresta. Costa, dá-lhe com fé. A mentalidade dos Chicos Espertos que plantam agora eucaliptos não tardará a arder também. PQP, já ouviu falar em Carvalhos? Há muitas espécies em Portugal.

      • Oh artista, grande oportunidade para estar calado.
        Batava ler os artigos a propósito de Pedrógão para perceber porque é que os eucaliptos são um crime ambiental.
        Por uma vez, o assunto foi bem explicado.
        Mas eu repito:
        Os eucaliptos são “explosivos”. O respectivo óleo evapora-se rapidamente quando começam a arder transformando-se numa núvem combustível que continua a alimentar o incêndio e a propagá-lo a velocidades espantosas mesmo em presença de pouco vento. Se o vento aumenta, a catástrofe è imediata e quase inevitável – Pedrógão é, infelizmentel, o exmplo.

        Tudo porquê?
        Porque para a indústria do papel ganhar dinheiro, muito, interessam árvores que cresçam rapidamente. Quais custos ambientais – e com esses, económico, sociais, etc. – isso possa acarretar, não interessou a ninguém, visto o “quanto meteram ao bolso” nestes anos.

        Mais uma vez, é o “Zé” que vai pagar, com os impostos, o apoio às populações afectadas – apoio que é DEVIDO, seja claro – a reflorestação e a reordenação do território.

        Sem para aqui chamar as politiquices com a vigilância florestal, o controlo da aplicação das leis, a protecção civil, bombeiros e etc…

      • Olhe… tenha juízo. O pinheiro arde mais depressa do que o eucalipto. Toda a gente que percebe um pouco de floresta sabe isso. O problema dos eucaliptos é que secam os solos.
        E quanto a Pedrógão, está visto que o senhor não percebeu nada do que se passou por lá. Sabe que mais, aliste-se na Proteção Civil que também irá longe como os outros que lá estavam.

  1. E o governo onde anda c/ a lei? É para sair quando? EStas leis demorammmm, mas quando é p/ beneficio deles politicos andam rápido e pela calada !!! Não querem saber de nada a não ser do que vai p/ o bolso deles…

  2. Isto prova a gente que temos…
    Ouvi, via TV, António Costa dizer, aquando do seu “workshop” de reflorestação, que era preciso replantar, ordenar e ter a coragem de CORTAR…
    Esperemos que não se esqueça do que disse.

  3. Se há uma lei transitória, espero que façam inspecções sistemáticas e arranquem o que foi plantado indevidamente.
    Há um bom exemplo em Trás-os-Montes. Gente com tomates que se opôs à prepotência da indústria e erradicou o eucalipto da própria terra.
    Agora há uma lei. Polícia no terreno e tratores com charruas a lavrar plantaçoes ilegais de eucalitos.
    Temos conhecimentos científicos suficiente para determinar quando a plantação foi feita e, portanto, se foi feita já em período illegal.

    • es contra o eucalipto ?estas nesse direito… mas espero que nao tenhas participado na campanha da geringonça para eliminar o eucalipto do pais. quase todas as razoes sao validas para reduzir a plantaçao do eucalipto… menos a do fogo posto. entendido???? ou queres que desenhe?????

      • inventores inventam. nao tenho essa pretençao… sou um simples observador do comportamento humano. gosto de analizar nao so o comportamento como o posicionamento… nao tenho gps….mas o meu cerebro nao ficou nosjogos virtuias nem nos BB. e tu???? gostas de concursos? pelo menos deves gostar de mudar de conversa…..

      • A minha interrogação anterior foi suscitada pelo comentário que a precede. Comentário esse que parece reflectir insinuações que não vêm a propósito, mas não deixam de ser criativas. Só isso.

      • entendo as tuas duvidas…
        as minhas ainda sao maiores…..
        quem e que quer nacionalizar as matas ?
        quem e que nem desculpas pediu depois das mortes horrorosas?
        quem é que continuou de ferias?
        quem é que tem meios suficientes para atear fogos em dezenas de focos e a distancias muito consideraveis?
        quem e que nao olha a meio para atingir os fins? se a gente coseguir responder a todas as perguntas com a mesma resposta….. ja vera que as insinuaçoes nao sao assim tao impertinentes. as vezes a mulher de cesar nao precisa so de ser seria, mas tambem de parecer!!!!

  4. o crime organizado queima as matas…..nada acontece. morrem centenas de cidadaos queimados…nada acontece, dezenas de casas ardidas e prejuizos em serie provocando o caos nos meios dos pequenos proprietarios florestais….e o costa manten se! e a geringonça ainda brinca com a pequena economia! sera que o fogo posto esta a ser aceite porque queima tambem eucaliptos? sera que esta nova lei tem a ver com a subserviencia do governo aos incendiarios? parece que sim……
    porque fogo é fogo independentemente de arder eucalipots ou pinheiros ou carvalhos.quem quer a extinçao dos eucaliptos nao pode recorrer ao crime de fogo posto para conseguir seus intentos..senao…….
    nao se pode admitir que se governe para os incendiarios…e no casso assasssinos !!!!
    antes de sair a lei a PGR deveria averiguar o porque desta nova lei e a quem vai beneficiar!!!!!

  5. fumo aquelas ganzas que me dao aquela lucidez e poder de raciocinio para ver a realidade, nao deves conhecer … nao sabes que nao se deve pintar a verdade com cores preconcebidas!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.