Corona chegou mesmo, Gaitan afinal fica, Schelotto ainda vem?

Ago76 / Wikimedia

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

O FC Porto foi o clube português mais ativo no último dia do mercado de transferências de verão, na segunda-feira, ao reforçar-se com os mexicanos Jesús Corona e Miguel Laýun. Schelotto esteve a ser ponderado pelo Sporting, mas pode chegar ainda ao Benfica

Enquanto Benfica e Sporting não apresentaram novidades de última hora, mas também não perderam nenhum jogador, nomeadamente Gaitán e Carrillo, respetivamente, o FC Porto viu chegar dois jogadores candidatos ao ‘onze’.

Corona e Layún no Dragão

Jesus Corona, proveniente do Twente, custou 10,5 milhões, num contrato de cinco anos, e vai lutar por ser dos extremos titulares, enquanto Miguel Layún, que chega por empréstimo do Watford, mas com opção de compra por seis milhões, é candidato a ser o substituto de Alex Sandro como lateral esquerdo.

Os ‘dragões’ fizeram chegar mais dois reforços, depois de Casillas, Maxi Pereira, Imbula, Bueno, André André e Danilo Pereira, e ‘despacharam’ cinco jogadores que não entravam nas contas do treinador espanhol Julen Lopetegui.

Ricardo Pereira (Nice), Rolando (Marselha) e Quintero (Rennes) seguiram para França, Hernãni para o Olympiacos, de Marco Silva, e Adrián López, o maior ‘flop’ de 2014/15, regressou a Espanha, rumando ao Villarreal.

Em relação à época transata, já haviam saído Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver Torres, Ricardo Quaresma e Jackson Martinez, mais o guarda-redes Fabiano, que renderam aos portistas um recorde de mais de 100 milhões de euros.

Benfica avança para Schelotto

Por seu lado, o bicampeão Benfica manteve o argentino Nicólas Gaitán, que durante muitos meses foi dado como certo em vários clubes, nomeadamente o Manchester United, mas que, pelo menos para já, continua como o ’10’ dos ‘encarnados’.

Em relação à época passada, Maxi Pereira e Lima são as principais baixas – mais Salvio, por lesão -, enquanto os avançados Mitroglu e Raúl Jimenez foram as contratações mais importantes.

A grande surpresa para os lados da Luz pode ser a contratação, já após o fecho da janela de mercado, de Ezequiel Schelotto.

O extremo italo-argentino do Inter de Milão esteve a ser ponderado pelo Sporting, tendo o clube leonino acabado por não avançar para a contratação.

Mas, segundo o Relvado, o jogador italo-argentino pode chegar agora ao Benfica, a custo zero, depois de se ter desvinculado do Inter de Milão.

O atleta tinha ainda contrato com o Inter até 2017, mas conseguiu a sua desvinculação, e é esperado em Lisboa nas próximas horas para acertar uma possível contratação.

Sporting arruma plantel

Em relação ao Sporting, saíram o egípcio Ramy Rabia (Ah-Ahly), Diego Rubio (Valladolid) e Filipe Chaby (União da Madeira), mas outros não conseguiram ser ‘despachados’ e foram integrados no plantel, casos de Diogo Salomão, Valentin Viola, Zacaria Labyad e Salim Cissé.

O novo treinador dos ‘leões’, Jorge Jesus, ficou com todas as armas que Marco Silva teve em 2014/15, exceto a Cedric e Nani, que estava emprestado, e reforçou-se com João Pereira, Naldo, Aquilani, Bryan Ruiz ou Teófilo Gutiérrez.

Em dúvida está agora o futuro a curto prazo de André Carrillo, depois de ontem o Sporting ter recusado uma proposta de 12 milhões de euros do Leicester, de Inglaterra, pelo extremo peruano.

Carrillo termina o contrato em Junho de 2016, em janeiro é livre de assinar a custo zero por qualquer clube, e o processo de renovação está a ser dificultado pelos empresários que detêm parte do seu passe.

Braga muito ativo

Destaque também, no último dia, para o Sporting de Braga, que contratou Filipe Augusto (Rio Ave), Wilson Eduardo (Sporting) e Aarón Ñiguez (Elche) e emprestou Pedro Tiba e Erick Moreno (Valladolid), Fábio Martins (Paços de Ferreira), Rodrigo Battaglia (Moreirense) e Tiago Gomes (Metz).

Quanto aos outros clubes, o Belenenses recrutou Luís Leal e Kuca e o Boavista foi ao Brasil buscar Rivaldinho, o filho do Bola de Ouro Rivaldo, enquanto, na II Liga, o Olhanense fez regressar o guarda-redes Moreira (ex-Benfica).

O mercado em Portugal fechou na segunda-feira, mas ainda está aberto em outros campeonatos, nomeadamente em Inglaterra, sendo que os clubes lusos ainda podem contratar jogadores desempregados — a época passada o Benfica aproveitou essa situação para contratar o brasileiro Jonas, em setembro.

Contratação de De Gea falha com estrondo

Quanto ao mercado internacional, muitas foram as movimentações, mas o maior destaque foi a transferência falhada do guarda-redes David De Gea do Manchester United para o Real Madrid, por falha na entrega da documentação a tempo.

O caso está a gerar polémica em Espanha, com os adeptos do Real Madrid e Manchester United a acusarem a direção merengue de incompetência por ter falhado a entrega da documentação quando o negócio entre todas as partes já estava fechado.

Em matéria de mudanças consumadas, destaque para a de Drexler, do Schalke 04 para o Wolfsburgo, e para o Manchester United, que vendeu o mexicano Chicharito ao Bayer Leverkusen e emprestou o belga Januzaj ao Borussia Dortmund.

A grande ‘bomba’ do dia ainda não se concretizou oficialmente e passava pela contratação, pelo Manchester United, do avançado francês Anthony Martial, do AS Mónaco, por uma verba que, segundo a imprensa francesa e inglesa, poderia chegar aos 80 milhões de euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …