Corona chegou mesmo, Gaitan afinal fica, Schelotto ainda vem?

Ago76 / Wikimedia

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

Ezequiel Schelotto, extremo italo-argentino do Inter de Milão, esteve a ser ponderado pelo Sporting mas pode chegar vir o Benfica

O FC Porto foi o clube português mais ativo no último dia do mercado de transferências de verão, na segunda-feira, ao reforçar-se com os mexicanos Jesús Corona e Miguel Laýun. Schelotto esteve a ser ponderado pelo Sporting, mas pode chegar ainda ao Benfica

Enquanto Benfica e Sporting não apresentaram novidades de última hora, mas também não perderam nenhum jogador, nomeadamente Gaitán e Carrillo, respetivamente, o FC Porto viu chegar dois jogadores candidatos ao ‘onze’.

Corona e Layún no Dragão

Jesus Corona, proveniente do Twente, custou 10,5 milhões, num contrato de cinco anos, e vai lutar por ser dos extremos titulares, enquanto Miguel Layún, que chega por empréstimo do Watford, mas com opção de compra por seis milhões, é candidato a ser o substituto de Alex Sandro como lateral esquerdo.

Os ‘dragões’ fizeram chegar mais dois reforços, depois de Casillas, Maxi Pereira, Imbula, Bueno, André André e Danilo Pereira, e ‘despacharam’ cinco jogadores que não entravam nas contas do treinador espanhol Julen Lopetegui.

Ricardo Pereira (Nice), Rolando (Marselha) e Quintero (Rennes) seguiram para França, Hernãni para o Olympiacos, de Marco Silva, e Adrián López, o maior ‘flop’ de 2014/15, regressou a Espanha, rumando ao Villarreal.

Em relação à época transata, já haviam saído Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver Torres, Ricardo Quaresma e Jackson Martinez, mais o guarda-redes Fabiano, que renderam aos portistas um recorde de mais de 100 milhões de euros.

Benfica avança para Schelotto

Por seu lado, o bicampeão Benfica manteve o argentino Nicólas Gaitán, que durante muitos meses foi dado como certo em vários clubes, nomeadamente o Manchester United, mas que, pelo menos para já, continua como o ’10’ dos ‘encarnados’.

Em relação à época passada, Maxi Pereira e Lima são as principais baixas – mais Salvio, por lesão -, enquanto os avançados Mitroglu e Raúl Jimenez foram as contratações mais importantes.

A grande surpresa para os lados da Luz pode ser a contratação, já após o fecho da janela de mercado, de Ezequiel Schelotto.

O extremo italo-argentino do Inter de Milão esteve a ser ponderado pelo Sporting, tendo o clube leonino acabado por não avançar para a contratação.

Mas, segundo o Relvado, o jogador italo-argentino pode chegar agora ao Benfica, a custo zero, depois de se ter desvinculado do Inter de Milão.

O atleta tinha ainda contrato com o Inter até 2017, mas conseguiu a sua desvinculação, e é esperado em Lisboa nas próximas horas para acertar uma possível contratação.

Sporting arruma plantel

Em relação ao Sporting, saíram o egípcio Ramy Rabia (Ah-Ahly), Diego Rubio (Valladolid) e Filipe Chaby (União da Madeira), mas outros não conseguiram ser ‘despachados’ e foram integrados no plantel, casos de Diogo Salomão, Valentin Viola, Zacaria Labyad e Salim Cissé.

O novo treinador dos ‘leões’, Jorge Jesus, ficou com todas as armas que Marco Silva teve em 2014/15, exceto a Cedric e Nani, que estava emprestado, e reforçou-se com João Pereira, Naldo, Aquilani, Bryan Ruiz ou Teófilo Gutiérrez.

Em dúvida está agora o futuro a curto prazo de André Carrillo, depois de ontem o Sporting ter recusado uma proposta de 12 milhões de euros do Leicester, de Inglaterra, pelo extremo peruano.

Carrillo termina o contrato em Junho de 2016, em janeiro é livre de assinar a custo zero por qualquer clube, e o processo de renovação está a ser dificultado pelos empresários que detêm parte do seu passe.

Braga muito ativo

Destaque também, no último dia, para o Sporting de Braga, que contratou Filipe Augusto (Rio Ave), Wilson Eduardo (Sporting) e Aarón Ñiguez (Elche) e emprestou Pedro Tiba e Erick Moreno (Valladolid), Fábio Martins (Paços de Ferreira), Rodrigo Battaglia (Moreirense) e Tiago Gomes (Metz).

Quanto aos outros clubes, o Belenenses recrutou Luís Leal e Kuca e o Boavista foi ao Brasil buscar Rivaldinho, o filho do Bola de Ouro Rivaldo, enquanto, na II Liga, o Olhanense fez regressar o guarda-redes Moreira (ex-Benfica).

O mercado em Portugal fechou na segunda-feira, mas ainda está aberto em outros campeonatos, nomeadamente em Inglaterra, sendo que os clubes lusos ainda podem contratar jogadores desempregados — a época passada o Benfica aproveitou essa situação para contratar o brasileiro Jonas, em setembro.

Contratação de De Gea falha com estrondo

Quanto ao mercado internacional, muitas foram as movimentações, mas o maior destaque foi a transferência falhada do guarda-redes David De Gea do Manchester United para o Real Madrid, por falha na entrega da documentação a tempo.

O caso está a gerar polémica em Espanha, com os adeptos do Real Madrid e Manchester United a acusarem a direção merengue de incompetência por ter falhado a entrega da documentação quando o negócio entre todas as partes já estava fechado.

Em matéria de mudanças consumadas, destaque para a de Drexler, do Schalke 04 para o Wolfsburgo, e para o Manchester United, que vendeu o mexicano Chicharito ao Bayer Leverkusen e emprestou o belga Januzaj ao Borussia Dortmund.

A grande ‘bomba’ do dia ainda não se concretizou oficialmente e passava pela contratação, pelo Manchester United, do avançado francês Anthony Martial, do AS Mónaco, por uma verba que, segundo a imprensa francesa e inglesa, poderia chegar aos 80 milhões de euros.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raquel Varela

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …