Coreia do Sul enfrenta “segunda vaga” de covid-19. País conta com quase 13 mil infetados

As autoridades de saúde da Coreia do Sul admitiram que estão a enfrentar uma “segunda onda” de casos de contágio de covid-19 no país, indicando que um fim de semana prolongado no início de maio marcou o início desse período.

Segundo reconheceu esta segunda-feira o diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da Coreia do Sul (KCDC), Jeong Eun-kyeong, citado pela agência Reuters, o surto está concentrado, sobretudo, na zona da capital Seul, uma área da densamente povoada que na primeira fase da covid-19 não registou muitos casos.

“Na área metropolitana, acreditamos que a primeira vaga foi entre março e abril bem como de fevereiro a março. Depois, identificámos uma segunda onda espoletada no feriado de maio que está em curso”, declarou o diretor do KCDC.

No final de fevereiro, a Coreia do Sul registou um pico de mais de 900 casos num dia, naquele que foi o primeiro grande surto fora da China. Com o início da fase de desconfinamento, no início de maio, o número de novos casos aumentou, nomeadamente devido às infeções entre os jovens que estiveram em estabelecimentos de diversão noturna e bares de Seul.

“Inicialmente, previmos que a segunda vaga teria lugar no outono ou no inverno. As nossas previsões estavam erradas. Enquanto as pessoas mantiverem contactos próximos com outras pessoas, acreditamos que as infeções vão continuar”, alerta o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da Coreia do Sul.

Nas últimas 24 horas, a Coreia do Sul registou 17 novos casos de coronavírus, a primeira vez que o número de infeções ficou abaixo do patamar das duas dezenas em quase um mês. Na sexta-feira e no sábado, foram registados 48 e 67 novos casos, respetivamente. No total, o país tem 12.438 casos e 280 mortes devido ao novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …