Para evitar vício, Coreia do Sul proíbe venda de café em todas as escolas

A Coreia do Sul proibiu a venda de café a alunos e professores em todas as escolas do país. O Governo implementou esta medida com o objetivo de evitar que os jovens abusem da bebida – e de outros energéticos que contêm cafeína – para ficarem acordados à noite e assim poderem estudar mais.

Escolas de toda a Coreia do Sul foram privadas de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo: café. A venda do produto já é proibida aos estudantes desde 2013, mas os alunos conseguiam contornar esta regra e comprá-lo nos distribuidores automáticos reservados aos professores.

O ministério da Segurança Alimentar e dos Medicamentos disse que “café em demasia é nefasto para a saúde dos mais jovens e pode provocar náuseas e problemas de ritmo cardíaco”.

A proibição é uma resposta ao alto consumo de cafeína na Coreia do Sul, país de grande exigência no desempenho escolar e onde a maior parte das crianças e adolescentes têm aulas particulares até tarde.

O Governo quer, por isso, erradicar o hábito de consumir a bebida para poder ficar acordado até tarde e ser mais produtivo. A proibição tem o “intuito de criar práticas sadias entre as crianças e os adolescentes”, declara o Ministério. A Coreia do Sul também proibiu publicidades sobre o açúcar e bebidas que contêm cafeína na televisão.

Apesar de o chá ter sido a bebida tradicional na Coreia do Sul durante vários anos, nas últimas décadas o café tem dominado o país asiático. A nação já se tornou o sétimo maior importador no mundo e, em média, os coreanos bebem 512 chávenas de café por ano.

Esta popularidade gerou diversas críticas contra a proibição nas escolas. Muitos lembraram que não será complicado para as crianças ter acesso às bebidas com cafeína fora dos estabelecimentos escolares como, por exemplo, nos “pyeon eui jeom”, supermercados que estão por toda a parte e que estão abertos 24h00 por dia.

A medida também é considerada hipócrita e pouco eficaz por quem critica a imensa pressão escolar que as crianças e os adolescentes sofrem – um problema social que exige uma solução mais elaborada. Muitos falam mesmo de uma “infância sacrificada”.

A Coreia do Sul tem a maior taxa de suicídio entre os jovens de 10 a 19 anos. Ao proibir o café nas escolas, o Governo ataca um sintoma, mas ignora a raiz do problema.

ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

"Epidemia das raspadinhas" preocupa Portugal. Há quem gaste 500 euros por dia

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões: PSD e Chega ao lado do PS para limitar comissões no MB Way

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs em luto de Kobe Bryant estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …