Submarino norte-coreano está desaparecido desde o início da semana

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Um submarino norte-coreano desapareceu no início desta semana, quando estava em operações ao largo da costa leste da Coreia do Norte.

A CNN noticiou este sábado que Pyongyang perdeu a comunicação com um de seus submarinos, citando fontes militares dos EUA ligadas ligadas à atual situação na península coreana.

De acordo com o canal, os EUA realizavam a monitorização de um submarino norte-coreano localizado próximo da costa leste da Coreia do Norte até que, a dada altura, a embarcação deixou de se mover e os militares norte-americanos acompanharam secretamente os esforços de Pyongyang em encontrar o submarino perdido.

Fontes dos EUA acreditam que o submarino tenha, provavelmente, afundado depois de apresentar algum defeito durante exercícios militares. “A especulação é que o submarino afundou“, disse uma fonte não identificada ao USNI News, portal do Instituto Naval norte-americano.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse à AFP que Seul estava a investigar estas informações.

Responsáveis do Pentágono escusaram-se a comentar o assunto.

A Coreia do Norte opera uma frota de cerca de 70 submarinos, a maior parte deles obsoletos, escreve a AFP.

Não obstante as suas limitadas capacidades ofensivas, estes submarinos ainda representam ameaças substanciais para os navios sul-coreanos.

A situação na península coreana começou a piorar depois de a Coreia do Norte ter realizado um teste nuclear e o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance.

Em resposta a estas ações, os EUA apresentaram ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de novas sanções contra Pyongyang, que acabou por ser aprovado, e intensificaram os esforços de implantação de armamentos estratégicos na Coreia do Sul.

Pyongyang emitiu este sábado uma nova ameaça de retaliação contra as forças da Coreia do Sul e Estados Unidos envolvidas em exercícios militares conjuntos.

Agência Brasil / SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …