/

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

1

Rodong Sinmun / YONHAP / EPA

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente.

Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar aquilo a que chamou uma “situação de tensão alimentar”.

“A situação alimentar está agora tensa, uma vez que o setor agrícola não conseguiu cumprir o objetivo de produção de cereais devido aos danos causados pelos tufões do ano passado”, disse o líder norte-coreano, citado pelos meios de comunicação oficiais.

Substituir o abastecimento interno por produtos importados também será difícil, uma vez que as fronteiras continuam praticamente fechadas por causa da pandemia de covid-19.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, na capital, Pyongyang, os preços de alguns produtos básicos estão a subir de forma vertiginosa. Os especialistas dizem que os preços do arroz e dos combustíveis ainda estão relativamente estáveis, mas os de produtos importados, como o açúcar, óleo de soja e farinha, já subiram.

Os custos de alguns alimentos básicos produzidos localmente também aumentaram nos últimos meses. Os preços da batata triplicaram no conhecido mercado de Tongil, disseram alguns residentes, revelando ainda que produtos considerados não essenciais, como uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café, podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente.

Kim Jong-un não especificou a escala desta escassez de alimentos, mas a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estimou recentemente que o país carece de cerca de 860 mil toneladas de alimentos, o equivalente a pouco mais de dois meses de abastecimento nacional.

Segundo a CNN, a situação é séria o suficiente para que, em abril, o líder norte-coreano tenha apelado à população para começar outra “marcha árdua”, o termo usado para se referirem à fome devastadora no país na década de 90, que matou centenas de milhares de pessoas.

Na semana passada, recorde-se, a aparente perda de peso de Kim Jong-un também levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas.

ZAP //

1 Comment

  1. Deve ter alguma coisa errada nessa matéria. Se 1 Won custa 0,00074 Euro então esse pacote de café custa 108.112,42 Wons??? Se o salário mínimo lá varia entre 5.000 e 10.000 Wons, como alguém compra esse café???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.