/

A Coreia do Norte pode estar a lucrar milhões e a violar sanções (a vender areia)

3

A Coreia do Norte pode estar a lucrar milhões de dólares e a violar sanções económicas internacionais, usando navios. Porém, o mais estranho é o produto que está a ser vendido: areia.

De acordo com a CNN, Lucas Kuo e Lauren Sung, que trabalham no Centro de Estudos Avançados de Defesa (C4ADS), com sede em Washington, Estados Unidos, notaram, em maio do ano passado, que algo de estranho se passava nas águas perto de Haeju, na Coreia do Norte.

Como parte do seu trabalho no C4ADS, uma organização sem fins lucrativos que analisa e investiga problemas de segurança usando big data, os dois analistas ficaram de olho no tráfego nas águas norte-coreanas e no nordeste da Ásia.

Pyongyang foi acusada de vender carvão e outros bens valiosos, às vezes em grandes quantidades, em alto mar, para contornar os olhares dos funcionários da alfândega, que devem aplicar as sanções das Nações Unidas à Coreia do Norte. Alegadamente, em vez de transportar mercadorias para um porto antes do comércio, os norte-coreanos transportam-nos de um navio para outro no mar e mentem sobre as suas origens.

Estas “transferências de navio para navio” podem arrecadar dezenas de milhões de dólares para o regime de Kim Jong-un. Os negócios são rápidos e discretos e, geralmente, envolvem apenas alguns navios. Porém, Sung e Kuo continuaram a ver dezenas de navios a navegar misteriosamente para a Coreia do Norte.

Segundo a CNN, Kuo e Sung descobriram uma operação maciça que supostamente vale milhões de dólares e envolve 279 navios que parecem estar a contornar sanções internacionais contra a Coreia do Norte.

O mais estranho é que esses navios não estavam a ser usados para venda de armas, tráfico de drogas, descarregamento de dinheiro falso, tráfico de espécies ameaçadas nem venda de carvão, a exportação mais lucrativa de Pyongyang.

Na verdade, os navios estavam a ser usados para dragar e transportar areia.

A Coreia do Norte está proibida de exportar terra e pedra sob as sanções das Nações Unidas aprovadas em dezembro de 2017. O comércio de areia norte-coreana é uma violação do direito internacional.

Apesar dessas medidas, a Coreia do Norte arrecadou pelo menos 22 milhões de dólares no ano passado ao usar “uma operação substancial de exportação de areia”, segundo investigadores da ONU num relatório divulgado em abril.

Um país não identificado forneceu o Painel de Peritos da Coreia do Norte informações de inteligência que alegavam que Pyongyang enviou um milhão de toneladas de areia para o exterior de maio de 2019 até o final do ano.

Alastair Morgan, que coordena o painel da ONU que monitoriza as sanções contra a Coreia do Norte, disse que os autores do relatório decidiram que “a grande escala e o significado” da operação justificaram a faturação máxima.

O negócio da areia norte-coreana

Kuo e Sung observaram os navios durante várias semanas. Todos eles tinham uma ligação à China. Alguns usavam bandeiras chinesas. Outros tinham nomes chineses.

As transferências de navio para navio geralmente envolvem embarcações registadas em pequenos países onde a regulamentação é barata e a fiscalização é fraca.

Kuo e Sung voltaram-se para imagens de satélite. As fotografias mostraram nuvens de areia sob o que parecem ser dezenas de barcaças e dragas, evidência de que a terra estava a ser puxada em massa do fundo do mar nas águas norte-coreanas.

“Encontramos muitos relatórios desde o início dos anos 90 até o presente, indicando que a Coreia do Norte sempre exportou areia para muitos países vizinhos”, disse Sung.

A civilização moderna é construída sobre diferentes tipos de areia. É um ingrediente-chave no betão, vidro e até nos processadores dos dispositivos eletrónicos. A humanidade consome cerca de 50 mil milhões de toneladas de areia por ano – mais do que qualquer outro recurso natural do planeta, exceto a água.

O suprimento de areia pode parecer ilimitado, mas removê-lo pode ter consequências ambientais. A areia que cobre os desertos do mundo é demasiado fina para ser usada na construção. A areia do rio é normalmente a melhor para fazer cimento. A areia do fundo do oceano também funciona, mas precisa de ser lavada e dessalinizada antes de poder ser usada.

Pyongyang lucra com o comércio de areia há anos. Quando a Coreia do Norte e do Sul faziam negócios juntos, a areia era a exportação mais valiosa de Pyongyang para o seu vizinho do sul. A Coreia do Norte vendeu 73,35 milhões de dólares em areia para a República da Coreia em 2008.

Porém, há um cliente ainda mais importante na fronteira com a Coreia do Norte: a China. Durante os anos 2010, o país passou por um boom de construção sem precedentes na história mundial. Embora o boom da construção tenha desacelerado, a China continua a usar mais betão do que todo o resto do mundo junto.

ZAP //

3 Comments

  1. Gostei daquele parágrafo “As fotografias mostraram nuvens de areia sob o que parece ser dezenas de barcaças e dragas, evidência que a terra estava a ser puxado em massa do fundo do mar”. OU SEJA, a terra ou areia ao sair do fundo do mar (molhada) provoca nuvens de areia. Aqueles Coreanos são lixados em tecnologia de ponta, como dizia o outro “é só fumaça”.

    • A nuvem de areia SOB as barcaças significa que estava dentro de água e é um efeito normal da dragagem ao remover sedimentos do fundo do mar agita o material que fica em suspensão na água ao redor dos instrumentos de dragagem , o que provoca a tal nuvem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.