Coreia do Norte diz que tem uma arma que transforma tanques em abóboras

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, saúda militares norte-coreanos em Abril de 2015

O líder da Coreia do Norte assegurou este sábado que o país desenvolveu uma arma anti-tanque com o maior alcance do mundo e que torna mesmo os mais sofisticados blindados numa “abóbora cozida”.

Segundo noticiam os meios de comunicação estatais norte-coreanos. o presidente Kim Jong-Un assistiu este sábado a testes da nova arma, um foguete guiado por laser, e declarou que tem o maior alcance do mundo e é tão precisa como a arma de um sniper.

A agência oficial norte-coreana KCNA, citada pela sul-coreana Yonhap, garante que Kim Jon-Un afirmou, “com grande satisfação”, que mesmo os tanques e carros de combate blindados mais sofisticados dos inimigos “são uma abóbora cozida perante o poder da nova arma“.

O líder norte-coreano defendeu, segundo a mesma agência, que a arma deve passar a ser produzida em massa o mais depressa possível para ser instalada nos postos de defesa das fronteiras e costas do país.

As Nações Unidas preparam-se para aprovar este fim de semana novas sanções à Coreia do Norte, propostas ao Conselho de Segurança pelos Estados Unidos e pela China.

As novas medidas proíbem a venda ao país de todo o tipo de armas convencionais e de combustível para a aviação e introduzirão importantes limitações às exportações de algumas matérias-primas.

O projecto de resolução inclui, pela primeira vez, “sanções setoriais”, que, segundo os Estados Unidos, vão “limitar e em alguns casos proibir a Coreia do Norte de exportar carbono, ferro, ouro, titânico e terra raras”.

Também vai ser imposta uma proibição à venda ao país de combustíveis para aviões e foguetes.

As novas sanções surgem depois no início do mês de Pyongyang ter lançado um foguetão para colocar um satélite em órbita, que a comunidade internacional considera ter sido um teste encoberto de mísseis balísticos.

A Coreia do Sul estima que, depois deste lançamento, o seu país vizinho tenha em sua posse mísseis capazes de percorrer 12 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos EUA.

No entanto, as informações recolhidas por Seul indicam que a Coreia do Norte ainda não conseguiu obter a chamada tecnologia de reentrada, necessária para um míssil voltar à atmosfera.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No meio de tudo isto acabamos por observar que tudo não passa de uma comédia de mau gosto pois afinal os norte-coreanos vão sobrevivendo e armando-se à custa da cobardia dos adversários, como podem os cidadãos acreditar nos políticos que os governam!.

  2. Isto poderá ser revolucionário para acabar ou, pelo menos, minimizar a fome dos habitantes desse país. Abóbora gigante cozida ia cair que nem ginjas.

  3. já deviam era ter carregado no botão, este mundo precisa de ser renovado, mas como gabarolas que o são não acredito em nada disto.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …