Coreia do Norte adianta o relógio meia hora em gesto de reconciliação com o Sul

Korea Summit Press / EPA

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante a Cimeira de Panmunjom

A Coreia da Norte vai adiantar os relógios e voltar a partilhar o mesmo fuso horário com os vizinhos do Sul, num gesto de reconciliação após a cimeira intercoreana, foi anunciado esta segunda-feira.

De acordo com a agência oficial de Pyongyang KCNA, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu unificar o horário no próximo sábado, uma decisão tomada após o encontro histórico com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na sexta-feira.

A hora da Coreia do Norte vai avançar 30 minutos já no próximo sábado, dia 5 de maio.

A decisão tinha sido anunciada, no domingo, pela Presidência sul-coreana que sublinhou o “gesto de boa vontade” de Kim.

 

Durante o encontro histórico da semana passada, Kim Jong-un considerou “doloroso ver dois relógios a apontar duas horas diferentes“. “Havia dois relógios na sala de espera de Peace House, onde aconteceu o encontro. Um tinha a hora de Seul e o outro a de Pyongyang, isso entristeceu-me”.

De acordo com a KCNA, o líder norte-coreano expressou forte “determinação em unir as duas horas locais”, através de um gesto que constituirá “a primeira medida prática para a reconciliação nacional e para a unidade“.

 

Em 2015, a Coreia do Norte anunciou que ia atrasar os relógios 30 minutos e alterar o fuso imposto “há mais de um século pelos perversos imperialistas japoneses“.

O regime fixou como hora padrão do país a dos 127 graus 30 minutos longitude leste – 30 minutos mais tarde em relação à que tinha até então -, e denominou-a hora de Pyongyang. A hora norte-coreana passou a ser GMT+8,5 em vez da atual GMT+9.

GMT+8,5 era o fuso horário de toda a Coreia até 1912, data em que foi adiantado meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945, para que coincidisse com a de Tóquio.

Depois da libertação em 1945, a Coreia do Norte continuou com o fuso horário japonês, enquanto a Coreia do Sul retornou ao tradicional em 1954 antes de voltar à faixa atual de GMT+9 em 1961.

No domingo, o porta-voz da Presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, saudou “um passo simbólico” e manifestou vontade em “melhorar as relações entre os dois países vizinhos”.

Também no domingo, Kim Jong-un anunciou que vai encerrar, em maio, o centro de testes nucleares do país, um compromisso feito durante a cimeira de sexta-feira junto à linha de fronteira que demarca os dois países.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …