/

Coreia do Norte mostra imagens da Terra captadas do seu último míssil balístico

1

A Coreia do Norte mostrou, esta segunda-feira, imagens da Terra retiradas a partir de camadas superiores da atmosfera por uma câmara instalada no míssil balístico lançado este domingo, numa aparente tentativa de demonstrar o seu domínio da tecnologia de reentrada de projécteis balísticos.

O “Rodong Sinmun”, jornal oficial do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, publicou esta segunda-feira um vídeo e dezenas de fotos a cores do lançamento do míssil Pukguksong 2, que incluem várias imagens do planeta captadas a grande altitude. O míssil alcançou uma altitude máxima de 560 quilómetros.

É a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostra imagens tiradas de uma câmara acoplada a um dos seus mísseis. Os especialistas afirmaram que cinco destas fotos, publicadas na página 3 do jornal, parecem ter sido tiradas quando o míssil estava a realizar a sua reentrada nas camadas inferiores da atmosfera.

A publicação das fotos e divulgação do vídeo pelo regime norte-coreano parecem ter o objectivo de inquietar a comunidade internacional – especialmente os EUA, que até agora mantêm a posição de que não é certo que a Coreia do Norte tenha realmente capacidade de lançar (e fazer chegar ao seu destino) mísseis com ogivas nucleares.

Até agora, o regime norte-coreano nunca forneceu dados concretos sobre o desempenho dos seus projécteis no momento da “reentrada na atmosfera”, o que impede a avaliação das suas verdadeiras capacidades, e sugere que estará ainda num estágio inicial.

O domínio da tecnologia de reentrada é necessário para que a cabeça de um míssil, onde se equipa a carga explosiva, por exemplo, de uma bomba atómica, suporte a vibração e o calor da fase terminal do voo antes de causar impacto.

No início do ano, o líder norte-coreano Kim Jong-un anunciou que o desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental “estava bastante avançado“.

“Estamos na fase final de testes do míssil balístico intercontinental”, disse Kim Jong-Un, numa mensagem de ano novo divulgada pela televisão e citada pela agência sul-coreana. “Em 2016 a Coreia do Norte transformou-se numa potência nuclear“, acrescentou o líder norte-coreano.

ZAP // EFE

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.