A Coreia do Norte voltou ao lançamento de mísseis (num aviso a Trump)

Rodong Sinmun / YONHAP

A Coreia do Norte lançou, neste sábado, vários mísseis de curto alcance. Trata-se do segundo teste com armas tácticas em menos de um mês, conforme informam fontes militares sul-coreanas.

O regime de Pyongyang “disparou vários mísseis” da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, de acordo com o comunicado oficial do chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, divulgado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Foram registados vários mísseis que viajaram entre 70 e 100 quilómetros/hora, segundo a nota oficial.

“Os nossos militares estão a acompanhar de perto os movimentos da Coreia do Norte” em “estreita coordenação com os Estados Unidos“, acrescenta o comunicado.

O regime de Pyongyang anunciou a 18 de Abril que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha supervisionado um teste de uma nova arma táctica no dia anterior. Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano referiu, mais tarde, que se tratou de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.

São os primeiros lançamentos de mísseis da Coreia do Norte desde que, em Novembro de 2017, testou um míssil balístico intercontinental, e desde que se iniciaram os encontros entre Kim e Donald Trum, o Presidente dos EUA.

Apesar de não se tratar de uma violação do compromisso assumido por Kim com Trump, de não lançar mísseis nucleares ou de longo alcance, reflecte um mal-estar crescente na Coreia do Norte.

Durante a cimeira com o presidente russo, em Vladivostok, Kim terá confessado a Vladimir Putin que “os Estados Unidos adoptaram uma atitude de má-fé” na cimeira de Fevereiro passado, segundo reporta a KCNA.

A Coreia do Norte tem exigido que cessem “totalmente” as sanções que a ONU impôs ao regime devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006. Todavia, a Casa Branca mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.

Imagens de satélite da Coreia do Norte mostram que “o principal local nuclear” do país revelava “movimento no mês passado”, como salienta a BBC. Isto pode ser um sinal de que o regime de Pyongyang continua empenhado no seu programa nuclear.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A coreia tem todo o direito de fazer lançamentos de teste de misseis balisticos e nucleares, e porque nao teria esse direito??? Só os eua é que podem fazer esses lançamentos??? Há coisa de 2 ou 3 dias os eua fizeram o lançamento de um missil nuclear minuteman III. Quer dizer, os eua podem fazer os lançamentos que quiserem e entenderem, os outros,sejam a coreia norte, o irão e outros nao podem, é isso??? E a nivel de me sentir ameaçado, sinto-me mais amealado pelos eua do que pela coreia. Nao esqueçam que os eua já assassinaram em 1945 o povo japonês com bombas nucleares. A diferença é que os eua nao hisitam em fazer esses ataques, a coreia, o irao e outros são para defesa em caso de ataque, há uma grande diferença. E depois há uma nuance que é muito importante os eua estão na lista de perigosos terroristas, a par da al qaeda, do EI e outras organizações terroristas, e se essa lista permite dar caça a grupos terroristas, estando os eua nessa lista, é licito dar caça aos militares americanos.

  2. Primeira coisa: o Japão foi quem começou a guerra contra os EUA atacando Pearl Harbor e se aliando aos nazistas. Mesmo depois da vitória dos aliados na Europa o Japão continuou a guerra e não quis se render, portando as bombas atômicas foram um mal necessário e nem o povo japonês lamenta as bombas, inclusive são os maiores aliados dos americanos. Segundo: vários outros países que não os EUA têm arsenal nuclear e nem por isso ficam fazendo lançamentos e testes aleatoriamente só pra mostrar força. Terceiro: uma pessoa que defende qualquer atitude de um ditador como o da Coreia do Norte deveria antes se mudar para um país como esse para experimentar um pouco de comunismo ao invés de vir aqui defecar pelos dedos, sentado em uma poltrona confortável dento de sua casa também confortável em um país europeu que lhe garante todas as liberdades que um ser humano tem direito. Você é o típico comunista de iPhone, integrante da esquerda caviar, lixo hipócrita.

RESPONDER

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …