Não há democracia na Coreia do Norte? “É uma opinião”, diz Jerónimo

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos “de ser ou não ser” uma democracia.

A Coreia do Norte é ou não uma democracia? “É uma opinião“, respondeu Jerónimo de Sousa. Numa entrevista ao Polígrafo, e questionado sobre o facto de a Coreia do Norte não ser uma democracia, o secretário-geral do PCP recusou-se a “fazer essa classificação”.

“O que é a democracia? Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia”, atirou, perante a insistência na mesma pergunta. O líder comunista recusou, assim, classificar o comunismo da Coreia do norte e o seu posicionamento relativamente ao regime de Pyongyang.

Quanto ao socialismo em Portugal, Jerónimo explicou que existem diferenças entre os dois países.

“O que eu acho é que, primeiro, há o princípio que eles afirmam. Em segundo lugar, nós, em relação ao nosso projecto de sociedade, seria com certeza bem diferente do modelo da Coreia do Norte, tendo em conta a nossa cultura, tendo em conta a nossa história, tendo em conta o nosso povo. Estas opiniões críticas não invalidam que nos coloquemos do lado de uma solução política, de uma solução pacífica”, afirmou.

Jerónimo de Sousa sublinhou ainda as “diferenças e divergências” de opinião em relação “a esse e outros países que se afirmam de construção do socialismo”, explicando que “o PCP defende uma democracia avançada tendo em conta os valores de abril, sem perder a perspetiva da construção do socialismo”.

Em 2003, Bernardino Soares, então líder parlamentar do PCP, viu-se envolvido numa polémica por causa de declarações proferidas sobre o regime norte-coreano.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Bernardino Soares disse ter “dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia”, tendo depois pedido que a entrevista não fosse publicada – o que não foi aceite pelo jornal.

Sobre a resposta que o atual presidente da Câmara de Loures deu em 2003 sobre a Coreia do Norte, Jerónimo de Sousa questionou o jornalista: “Não estava a fazer a pergunta a ver se eu caía nessa, não?

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não foi bem assim…
    Basta clicar no link do Polígrafo para se perceber que este titulo é, no mínimo, “forçado”!…
    De qualquer modo, o Jerónimo está a ficar cansado e precisa de umas férias na Coreia do Kim, para ficar a saber o que NÃO é uma democracia!…

  2. Esta relutância dos comunistas em assumirem que são totalitaristas… Assumam e pronto!
    Não são melhores que o fascismo porque eles próprias são ditadores!
    Basta ver pelos exemplos da china, cuba, venezuela, coreia do norte, etc… São ditaduras comunistas!
    Não conheço nenhum regime comunista que não seja ditatorial…
    E depois vêm com esta retórica semi-democrata para não chocarem muito do eleitorado, que se realmente lesse o que são os ideais comunistas, fugia a 7 pés!
    Querem-se amarrar ao movimento de Abril quando na realidade não têm nada a ver com Abril, o comunismo não é o 25 de Abril, não foi feito pelos comunistas! Alias bem sabemos o que foi o PREC, e o que tentaram fazer!
    Os comunistas apenas quiseram o 25 de Abril para terem oportunidade de implementarem a sua própria ditadura, mas fora isso, até se dão bem com elas!
    Os extremismos sempre foram maus, quer de direita como de esquerda, como dizia o outro, é no meio que está a virtude!

  3. Este homem deveria começar por explicar aquela notícia do genro dele encaixar largo na câmara de loures para aparentemente pouco ou nada fazer. Depois de explicar isso, poderá então deliciar-nos com os seus episódios de insanidade mental.

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …