Não há democracia na Coreia do Norte? “É uma opinião”, diz Jerónimo

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos “de ser ou não ser” uma democracia.

A Coreia do Norte é ou não uma democracia? “É uma opinião“, respondeu Jerónimo de Sousa. Numa entrevista ao Polígrafo, e questionado sobre o facto de a Coreia do Norte não ser uma democracia, o secretário-geral do PCP recusou-se a “fazer essa classificação”.

“O que é a democracia? Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia”, atirou, perante a insistência na mesma pergunta. O líder comunista recusou, assim, classificar o comunismo da Coreia do norte e o seu posicionamento relativamente ao regime de Pyongyang.

Quanto ao socialismo em Portugal, Jerónimo explicou que existem diferenças entre os dois países.

“O que eu acho é que, primeiro, há o princípio que eles afirmam. Em segundo lugar, nós, em relação ao nosso projecto de sociedade, seria com certeza bem diferente do modelo da Coreia do Norte, tendo em conta a nossa cultura, tendo em conta a nossa história, tendo em conta o nosso povo. Estas opiniões críticas não invalidam que nos coloquemos do lado de uma solução política, de uma solução pacífica”, afirmou.

Jerónimo de Sousa sublinhou ainda as “diferenças e divergências” de opinião em relação “a esse e outros países que se afirmam de construção do socialismo”, explicando que “o PCP defende uma democracia avançada tendo em conta os valores de abril, sem perder a perspetiva da construção do socialismo”.

Em 2003, Bernardino Soares, então líder parlamentar do PCP, viu-se envolvido numa polémica por causa de declarações proferidas sobre o regime norte-coreano.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Bernardino Soares disse ter “dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia”, tendo depois pedido que a entrevista não fosse publicada – o que não foi aceite pelo jornal.

Sobre a resposta que o atual presidente da Câmara de Loures deu em 2003 sobre a Coreia do Norte, Jerónimo de Sousa questionou o jornalista: “Não estava a fazer a pergunta a ver se eu caía nessa, não?

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não foi bem assim…
    Basta clicar no link do Polígrafo para se perceber que este titulo é, no mínimo, “forçado”!…
    De qualquer modo, o Jerónimo está a ficar cansado e precisa de umas férias na Coreia do Kim, para ficar a saber o que NÃO é uma democracia!…

  2. Esta relutância dos comunistas em assumirem que são totalitaristas… Assumam e pronto!
    Não são melhores que o fascismo porque eles próprias são ditadores!
    Basta ver pelos exemplos da china, cuba, venezuela, coreia do norte, etc… São ditaduras comunistas!
    Não conheço nenhum regime comunista que não seja ditatorial…
    E depois vêm com esta retórica semi-democrata para não chocarem muito do eleitorado, que se realmente lesse o que são os ideais comunistas, fugia a 7 pés!
    Querem-se amarrar ao movimento de Abril quando na realidade não têm nada a ver com Abril, o comunismo não é o 25 de Abril, não foi feito pelos comunistas! Alias bem sabemos o que foi o PREC, e o que tentaram fazer!
    Os comunistas apenas quiseram o 25 de Abril para terem oportunidade de implementarem a sua própria ditadura, mas fora isso, até se dão bem com elas!
    Os extremismos sempre foram maus, quer de direita como de esquerda, como dizia o outro, é no meio que está a virtude!

  3. Este homem deveria começar por explicar aquela notícia do genro dele encaixar largo na câmara de loures para aparentemente pouco ou nada fazer. Depois de explicar isso, poderá então deliciar-nos com os seus episódios de insanidade mental.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …