Não há democracia na Coreia do Norte? “É uma opinião”, diz Jerónimo

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos “de ser ou não ser” uma democracia.

A Coreia do Norte é ou não uma democracia? “É uma opinião“, respondeu Jerónimo de Sousa. Numa entrevista ao Polígrafo, e questionado sobre o facto de a Coreia do Norte não ser uma democracia, o secretário-geral do PCP recusou-se a “fazer essa classificação”.

“O que é a democracia? Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia”, atirou, perante a insistência na mesma pergunta. O líder comunista recusou, assim, classificar o comunismo da Coreia do norte e o seu posicionamento relativamente ao regime de Pyongyang.

Quanto ao socialismo em Portugal, Jerónimo explicou que existem diferenças entre os dois países.

“O que eu acho é que, primeiro, há o princípio que eles afirmam. Em segundo lugar, nós, em relação ao nosso projecto de sociedade, seria com certeza bem diferente do modelo da Coreia do Norte, tendo em conta a nossa cultura, tendo em conta a nossa história, tendo em conta o nosso povo. Estas opiniões críticas não invalidam que nos coloquemos do lado de uma solução política, de uma solução pacífica”, afirmou.

Jerónimo de Sousa sublinhou ainda as “diferenças e divergências” de opinião em relação “a esse e outros países que se afirmam de construção do socialismo”, explicando que “o PCP defende uma democracia avançada tendo em conta os valores de abril, sem perder a perspetiva da construção do socialismo”.

Em 2003, Bernardino Soares, então líder parlamentar do PCP, viu-se envolvido numa polémica por causa de declarações proferidas sobre o regime norte-coreano.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Bernardino Soares disse ter “dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia”, tendo depois pedido que a entrevista não fosse publicada – o que não foi aceite pelo jornal.

Sobre a resposta que o atual presidente da Câmara de Loures deu em 2003 sobre a Coreia do Norte, Jerónimo de Sousa questionou o jornalista: “Não estava a fazer a pergunta a ver se eu caía nessa, não?

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não foi bem assim…
    Basta clicar no link do Polígrafo para se perceber que este titulo é, no mínimo, “forçado”!…
    De qualquer modo, o Jerónimo está a ficar cansado e precisa de umas férias na Coreia do Kim, para ficar a saber o que NÃO é uma democracia!…

  2. Esta relutância dos comunistas em assumirem que são totalitaristas… Assumam e pronto!
    Não são melhores que o fascismo porque eles próprias são ditadores!
    Basta ver pelos exemplos da china, cuba, venezuela, coreia do norte, etc… São ditaduras comunistas!
    Não conheço nenhum regime comunista que não seja ditatorial…
    E depois vêm com esta retórica semi-democrata para não chocarem muito do eleitorado, que se realmente lesse o que são os ideais comunistas, fugia a 7 pés!
    Querem-se amarrar ao movimento de Abril quando na realidade não têm nada a ver com Abril, o comunismo não é o 25 de Abril, não foi feito pelos comunistas! Alias bem sabemos o que foi o PREC, e o que tentaram fazer!
    Os comunistas apenas quiseram o 25 de Abril para terem oportunidade de implementarem a sua própria ditadura, mas fora isso, até se dão bem com elas!
    Os extremismos sempre foram maus, quer de direita como de esquerda, como dizia o outro, é no meio que está a virtude!

  3. Este homem deveria começar por explicar aquela notícia do genro dele encaixar largo na câmara de loures para aparentemente pouco ou nada fazer. Depois de explicar isso, poderá então deliciar-nos com os seus episódios de insanidade mental.

RESPONDER

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …