Coreia do Norte ameaça “fazer chover fogo” sobre os EUA

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, afirmou que a vontade do país asiático é “fazer chover fogo” sobre os Estados Unidos, em resposta às beligerantes palavras do presidente americano, Donald Trump, que ameaçou perante a ONU destruir Pyongyang.

O ministro norte-coreano pronunciou-se desta maneira ao receber a delegação da agência de notícias russa “Tass”, que visitou Pyongyang, segundo a imprensa local.

“A vontade de todos os militares e pessoas da República Popular Democrática da Coreia é fazer chover fogo sobre os EUA, que falou em destruir totalmente a Coreia do Norte”, disse Yong-ho.

Ri Yong-ho também afirmou que o programa nuclear norte-coreano é “fruto precioso da sangrenta luta do povo coreano para defender o destino e a soberania do país, diante da prolongada ameaça nuclear dos imperialistas americanos”.

O chanceler norte-coreano participou da sessão extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, no mês passado, onde Trump, durante o discurso, ameaçou “destruir totalmente a Coreia do Norte” devido aos testes que estavam a ser executados pelo regime de Pyongyang.

Os contínuos testes de mísseis e a troca de provocações entre Washington e Pyongyang elevaram no último ano a tensão regional para níveis sem precedentes desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

A visita da delegação de jornalistas da Rússia à Coreia do Norte ocorreu pouco depois de um grupo de parlamentares russos ter viajado ao país asiático.

Um deles explicou após a visita que as autoridades norte-coreanas lhes asseguraram que preparam o próximo lançamento, como um teste, de um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade real para alcançar a costa oeste americana.

Os especialistas especulam que Pyongyang poderia realizar este lançamento coincidindo com o Congresso do Partido Comunista Chinês, que começa no próximo dia 18 de outubro, ou durante a visita de Trump à região, marcada para entre os dias 2 e 14 de novembro.

ZAP // EFE

1 COMENTÁRIO

  1. A quadra natalícia está a chegar e o melhor que o Trump tem a fazer é mandar um avião com uns brinquedos americanos para o Kinzinho se ir entretendo e distraindo a brincar, irá ficar radiante!.

RESPONDER

Fisco está a cobrar IMI de 2013 (para surpresa de muitos contribuintes)

Os contribuintes que perderam o direito à isenção de IMI em 2013 estão a ser notificados pelas Finanças para procederem ao seu pagamento. E muitos deles estão a ser apanhados de surpresa porque não sabiam …

Lone Star já é dona do Novo Banco

O contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star foi assinado, em Lisboa, concretizando assim a alienação do banco a privados três anos depois da resolução do BES. O contrato de venda de …

ERC não chega a consenso na compra da Media Capital pela Altice

Os membros do Conselho Regulador da ERC não reuniram consenso sobre o eventual chumbo ao negócio da venda da Media Capital à Altice. O processo de decisão segue agora para a Autoridade da Concorrência (AdC). Os …

Brasil aprova lei que facilita o trabalho escravo

O Governo brasileiro aprovou uma nova lei, no início desta semana, que pode dificultar a punição de empregadores que usam trabalho escravo, restringindo também a publicação da "lista negra" de empresas e pessoas ligadas a …

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou, esta quarta-feira, a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou, na noite desta terça-feira, a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …