Coreia do Norte acusada de criar golfinhos para fins militares (ou piscicultura)

Uma organização privada sem fins lucrativos acusa a Coreia do Norte de criar e treinar golfinhos para fins militares, à semelhança dos programas já desenvolvidos pelos Estados Unidos e Rússia, mas também não descarta que a alegação incida simplesmente sobre a atividade da piscicultura.

A U.S. Naval Institute (USNI) diz que há imagens de satélite que mostram uma alegada instalação para treinar estes animais numa base naval em Nampo, a oeste do país.

De acordo com um artigo publicado no seu site, as imagens em causa datam de 2015, quando o que parecia ser um viveiro de animais apareceu junto de um estaleiro perto de unidades navais norte-coreanas. “Mas a atividade principal mudou-se para um local mais acima no rio, na periferia da cidade (…) Esta base, possivelmente onde os golfinhos são criados, começou o seu desenvolvimento em outubro de 2016″, pode ler-se.

A mesma organização reconhece semelhanças entre estas imagens e os centros de treinamento de golfinhos russos e norte-americanos, mas não descarta que os viveiros possam ser apenas isso mesmo – “algum tipo de piscicultura”.

Ainda assim, a organização parece acreditar mais na hipótese do treinamento para fins militares, sublinhando que muitas das infraestruturas captadas pelas imagens são diferentes de outros viveiros já observados na Coreia do Norte.

“A Coreia do Norte tem enfatizado cada vez mais a criação de peixes nos últimos anos e estes estão a aparecer em todo o país. Muitos são comandados pelas forças armadas”.

Em declarações à revista norte-americana Newsweek, Harry Kazianis, Diretor Sénior de Estudos Coreanos do Centro de Interesse Nacional, disse ser possível que as imagens em causa mostrem um programa militar com golfinhos.

“Embora muitas vezes pensemos nos norte-coreanos como pessoas pobres, famintas e atrasadas, a sua economia e desafios levam-nos a inovar de formas com as quais às vezes não nos podemos relacionar”, começou por explicar.

“Devido à falta de recursos, [os norte-coreanos] criam muitas vezes armas que nunca consideraríamos, e usar golfinhos para aplicações militares faz sentido neste contexto. Embora seja difícil saber em quais missões e quais cenários os golfinhos seriam usados, acredito que seja possível”, rematou.

Embora possa parecer um pouco estranho, o uso de golfinhos nas forças armadas remonta à década de 1960, quando vários animais marinhos, como tubarões, tartarugas e golfinhos foram testados para se apurar o seu potencial em operações.

O Programa de Mamíferos Marinhos da Marinha dos Estados Unidos (NNMP), com sede em San Diego, no estado da Califórnia, recorre atualmente a golfinhos e leões marinhos para algumas tarefas, como a deteção de minas subaquáticas.

O programa foi mantido em segredo durante décadas, levando a especulações de que os animais eram utilizados como armas ofensivas. O NNMP diz que estas afirmações não são verdadeiras, apesar de continuarem populares na imaginação das pessoas.

Na mesma época, outros países desenvolveram programas semelhantes, incluindo a Rússia, o país que mais se destacou neste campo à época.

Em abril de 2019, um grupo de pescadores noruegueses encontrou uma baleia com um arnês no dorso, no qual se podia ler: “equipamento de São Petersburgo”, e logo associou o aparecimento do animal ao programas militares da Rússia.

Especialistas noruegueses citados pelo jornal britânico The Guardian na época adiantaram que o equipamento podia ser usado para transportar uma câmara ou até uma arma.

Depois do que viram, levantaram suspeitas de que o animal tenha recebido treino militar do exército russo e esteja a ser usado como arma de espionagem no Mar da Noruega. “Se esta baleia vem da Rússia — e há grandes razões para acreditar que sim — então não são cientistas russos, mas sim a marinha“, disse Martin Biuw, do Instituto de Investigação Marinha da Noruega, citado pelo mesmo diário.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas alerta para risco de incumprimento do PRR

O Tribunal de Contas (TdC) alerta, esta terça-feira, para o risco de incumprimento do Programa de Recuperação e de Resiliência (PRR). "No período compreendido entre 2014 e 2020, o PT2020 registou sempre baixas taxas de execução, …

Sporting e FC Porto trocaram jogadores por 11 milhões de euros

Sporting CP e FC Porto trocaram jogadores entre si, pagando 11 milhões de euros cada. Marco Cruz rumou a Alvalade, enquanto Rodrigo Fernandes transferiu-se para o Dragão. Em comunicado enviado à CMVM, o Sporting CP divulgou …

José Sena Goulão / Lusa

PSD e CDS marcham ao ritmo de uma crise política — e já se fala em eleições internas

O cenário de crise política serviu de tónico para PSD e CDS começarem a estudar a escolha das suas lideranças face a legislativas antecipadas. Especulam-se eleições internas, tanto para sociais-democratas como para centristas. A dois dias …

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

UEFA: como é que o Benfica travou o Bayern durante 70 minutos?

Agressividade, coragem e pressão alta: a análise do painel da UEFA à derrota do Benfica contra o campeão alemão. O jogo acabou com uma derrota clara, por 0-4, mas durante a maioria do duelo o Benfica …

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Bolsonaro relacionou as vacinas contra a covid-19 com o aparecimento de SIDA e acabou suspenso do Youtube

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …