/

Corbyn quer um acordo a todo o custo para evitar um Reino Unido “à mercê de Trump”

O líder dos trabalhistas enviou uma carta-convite a vários partidos da oposição na qual se compromete a discutir “todas as táticas disponíveis” para evitar um Brexit sem acordo.

Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, reúne-se esta terça-feira com outros dirigentes da oposição para discutir formas de evitar um Brexit sem acordo a todo o custo. Corbyn delineou um plano para se tornar primeiro-ministro interino, depois de derrubar o Governo de Boris Johnson através da votação de uma moção de censura.

Segundo o Expresso, na carta-convite que enviou aos dirigentes na semana passada, o líder trabalhista comprometeu-se a discutir “todas as táticas disponíveis” para travar uma saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo com Bruxelas.

O Partido Nacional Escocês, os Liberais Democratas (LD), o Change UK, o Plaid Cymru e o Partido Verde aceitaram o convite de Corbyn e vão reunir-se esta terça-feira com o líder trabalhista.

A BBC realça ainda que os Liberais Democratas, assim como alguns potenciai aliados do Partido Conservador que se opõem a um Brexit sem acordo, sinalizaram que não apoiarão um plano que conduza Jeremy Corbyn ao número 10 de Downing Street. A líder dos LD, Jo Swinson, disse esta manhã que um plano que passe por Corbyn como primeiro-ministro interino é menos provável de ter sucesso.

Também esta terça-feira, num artigo publicado no The Independent, Corbyn acusa os conservadores de se dirigirem “a financiadores especulativos bilionários, com uma tigela de mendigos, para angariarem dinheiro para eleições no outono”. “O caos e a incerteza provocados por um Brexit sem acordo é uma mina de ouro potencial para especuladores que apostam contra a libra.”

Para o líder dos trabalhistas, uma saída desordenada “não devolverá a soberania”, antes colocará o Reino Unido “à mercê de Trump e das grandes corporações americanas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.