Fechar o Brexit, unir o país e derrotar Corbyn. Os planos de Boris para o Reino Unido

Neil Hall / EPA

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

O novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já apresentou os seus planos para o Reino Unido, que incluem derrotar Jeremy Corbyn. Por sua vez, o trabalhista e líder do principal partido da oposição prometeu uma moção de censura após a tomada de posse do novo Executivo.

“Vamos apresentar uma [moção de censura] quando for apropriado“, afirmou Jeremy Corbyn esta quarta-feira, em declarações transmitidas pela Sky News, adiantando apenas que “será uma surpresa interessante para todos”.

O líder trabalhista afirmou que está prevista uma intervenção do novo chefe de Governo no parlamento na quinta-feira para apresentar os seus planos, e que nessa altura o partido Trabalhista vai responder, com a sua visão para uma “sociedade com investimento decente que proteja todas as partes comunidades do país”.

Boris Johnson foi eleito líder do partido Conservador com 92.153 votos (66,3%), enquanto que o outro candidato finalista, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, reuniu apenas 46.656 votos (32,7%).

No seu discurso de vitória, Boris reiterou esta quarta-feira a promessa de “concretizar o Brexit, unir o país e derrotar Jeremy Corbyn“. Estes serão as principais prioridades do novo líder do Reino Unido. A emissora britânica BBC escreve ainda que o novo líder dos tories deverá aproveitar a oportunidade para aumentar o número de mulheres em cargos ministeriais e a representação das minorias étnicas.

Entre as principais decisões a tomar está o nome do próximo ministro das Finanças, depois de Philip Hammond ter dito que renunciaria ao cargo se Boris se tornasse primeiro-ministro. Na calha para o lugar estão o ministro do Interior, Sajid Javid, o ex-ministro do Brexit Dominic Raab e a atual secretária de Estado das Finanças, Liz Truss, também é falada para os Negócios Estrangeiros, segundo o semanário Expresso.

Os ministros da Justiça, David Gauke, e do Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, também já disseram que não poderiam fazer parte de um Governo de Boris, devido à sua determinação em deixar a UE a 31 de outubro, mesmo sem acordo com Bruxelas.

Boris Johnson vai ser indigitado primeiro-ministro pela rainha Isabel II esta tarde de quarta-feira, após a demissão de Theresa May, programada para depois do debate semanal com os deputados na Câmara dos Comuns.

O partido Trabalhista defende a realização de eleições legislativas e uma moção de censura é uma das únicas opções para antecipar as eleições, previstas para 2022.

O partido Conservador depende do apoio do Partido Democrata Unionista (DUP) para ter uma maioria de deputados na Câmara dos Comuns, que atualmente é de apenas três, mas numa tentativa anterior, em janeiro, May sobreviveu com uma margem de 19 votos.

O partido Trabalhista opõe-se a um ‘Brexit’ sem acordo, hipótese que Boris Johnson não descarta para conseguir que o Reino Unido saia da União Europeia a 31 de outubro, a data definida em abril para a conclusão do processo.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Força Boris, só lamento que agora tenhamos que pagar bilhete para entrar no Reino Unido, pois não acredito que um circo com um palhaço famoso não cobre entradas.

  2. Já estou farto de ouvir falar disto! Mas é só em Outubro que fechamos as portas aos “Bifes”, já era para ontem! Só espero que todos os Países da União Europeia os cumprimentem com um “You’re not Welcome Here!” assim como eles fazem aos outros!

  3. Sinceramente, e enquanto europeísta federalista, espero que consiga tudo o que pretende! Ontem já era tarde para o fim desta pobre novela…

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …