Sem LEDs, mas com classe (e muito coração), Mimicat luta pela final da Eurovisão

Adam Vaughan / EPA

Mimicat no ensaio da Eurovisão

Mimicat num ensaio geral da Eurovisão.

Portugal compete, esta terça-feira, por um lugar na final do 67.º Festival Eurovisão da Canção que se realiza em Liverpool, no Reino Unido. Mimicat entra em palco com “Ai Coração” e, apesar de um contratempo com LEDs, promete “classe” e “momentos impactantes”.

Nos últimos dias, após a revelação dos primeiros ensaios de Mimicat no palco da Eurovisão, surgiram muitas críticas a sublinharem que a actuação tem “praticamente só luzes”, faltando-lhe a parafernália típica das músicas do concurso de música europeu.

Há quem critique a RTP pela falta de investimento na actuação, mas Mimicat explicou que houve um problema com os LEDs que, originalmente, estavam previstos para a actuação portuguesa.

Em declarações a um podcast dedicado à Eurovisão, a cantora explicou que a BBC não conseguiu dar resposta à ideia original da equipa portuguesa, apresentando um conceito “dramaticamente longe” daquilo que se pretendia.

Assim, resolveu-se prescindir dos LEDs, “para não comprometer o resto da actuação”, “e decidimos ter classe”, sublinhou Mimicat no podcast, notando que a aposta será num “jogo de luzes” e em “momentos impactantes na canção”.

Após o segundo ensaio geral da cantora portuguesa, e o último antes da semifinal, Mimicat recebeu muitos aplausos da audiência presente.

“Com a arena cheia de público, a força da actuação é maior. O público gritou imenso no final e durante a actuação. O início é impactante, a nota final é impressionante e o jogo de luzes está muito bom”, aponta-se na análise do EuroVisões Podcast que acompanha as incidências do Festival.

Na análise de fãs estrangeiros da Eurovisão, considera-se ainda que “Ai Coração” é “uma das melhoras músicas de dança deste ano”. “Toda a gente na arena estava a dançar” durante a actuação de Mimicat, salienta o Eurovision Insider.

Mimicat deixa Portugal a sonhar com a final

Portugal tem probabilidades de passar à final da Eurovisão, de acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo ‘site’ eurovisionworld.com, especializado no concurso.

Na primeira semifinal do concurso, além de Portugal, cujo tema será apresentado em 5.º lugar, estarão em competição, por ordem de apresentação: Noruega, Malta, Sérvia, Letónia, Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Moldávia, Suécia, Azerbaijão, República Checa, Países Baixos e Finlândia.

Este ano, participam 37 países na Eurovisão, mas na final irão competir apenas 26: dez são escolhidos esta terça-feira, durante a primeira semifinal, e outros dez são seleccionados na quinta-feira, na segunda semifinal.

Além disso, há seis países, os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e o país anfitrião (que este ano deveria ser a Ucrânia, por ter vencido no ano passado) que têm entrada directa na final.

A semifinal desta terça-feira é exibida em direto na RTP1 a partir das 20 horas de Lisboa.

Portugal venceu pela primeira e única vez a Eurovisão em 2017, com o tema “Amar pelos dois” de Salvador Sobral, música composta pela sua irmã Luísa Sobral.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.