Números do ZAP podem deixar em alerta muitos professores, no dia em que começam os exames nacionais do ensino secundário.
Pode ser uma coincidência – mas duvidamos que seja…
Hoje, 19 de Junho, começam os exames nacionais do ensino secundário do ano lectivo 2022/23.
O calendário oficial indica que milhares de alunos do 12.º ano vão realizar exame de Português, enquanto no 11.º ano a “ementa” começa com Italiano e Mandarim.
Esta segunda-feira também é dia de prova de final de ciclo no 9.º ano, na disciplina Português Língua Não Materna.
Há greve dos professores mas foram decretados serviços mínimos para, entre outros, os exames do ensino secundário.
ChatGPT
Bem cedo, pouco depois das 6h da manhã deste dia de arranque de exames nacionais, reparámos em algo interessante nos números do ZAP: um artigo sobre ChatGPT nas escolas estava entre os artigos mais vistos.
Não vamos estar a exagerar, a dizer que teve milhares de visitas e que estava no pódio dos mais vistos. Mas apareceu no nosso top restrito – e há meses que não aparecia.
É um artigo que foi escrito em Janeiro, com este título: ChatGPT já é problema nas escolas: foi proibido em NY.
O departamento de Educação de Nova Iorque tinha decidido proibir o modelo de linguagem de Inteligência Artificial; não pode entrar em salas de aula devido a “preocupações com impactos negativos na aprendizagem dos alunos e preocupações com a segurança e precisão do conteúdo”.
Poucos dias antes, na Carolina do Norte, um aluno tinha sido apanhado pelo professor a pedir ajuda ao ChatGPT, durante uma aula.
Calculamos que este artigo surgiu nos mais vistos devido a pesquisas semelhantes a “ChatGPT escola”. Um alerta para os professores?
Recordamos que, no início deste ano lectivo, já tínhamos partilhado aqui a preocupação de uma professora: há alunos que ouvem respostas em directo, durante o exame, graças à tecnologia.
E, nessa altura, o ChatGPT ainda nem existia.