/

ChatGPT já é problema nas escolas: foi proibido em NY

1

A nova “maravilha” da Inteligência Artificial não pode ser utilizada nas escolas públicas de Nova Iorque. Aluno foi apanhado por professor.

O mundo está mesmo a mudar (também) por causa da Inteligência Artificial. E a nova “maravilha” chama-se ChatGPT.

Mas o modelo de linguagem que “fala” connosco não é propriamente uma maravilha para quem ensina, nas escolas.

Em Nova Iorque a decisão chegou cedo: o ChatGPT não é aluno e, por isso, não pode entrar nas salas de aula. Foi proibido em todas as escolas públicas da cidade norte-americana.

O portal local Chalkbeat anuncia que essa foi a medida tomada já nesta semana pelo departamento de Educação de Nova Iorque.

Os responsáveis querem impedir que – durante a elaboração de textos, ou respostas a exames, ou problemas de matemática – os alunos escrevam o que o ChatGPT lhes diga para escrever.

“Devido a preocupações com impactos negativos na aprendizagem dos alunos e preocupações com a segurança e precisão do conteúdo, o acesso ao ChatGPT é restrito nas redes e dispositivos das escolas públicas da cidade de Nova York”, avisou a porta-voz do departamento, Jenna Lyle.

“Restrito” significa que as escolas só podem pedir acesso ao site do ChatGPT se quiserem ter aulas precisamente sobre a tecnologia que está por detrás desta novidade. Tudo o resto está proibido.

“Embora a ferramenta possa fornecer respostas rápidas e fáceis para perguntas, não desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, essenciais para o sucesso académico e ao longo da vida”, justificou Jenna Lyle.

Esta decisão pode ter sido uma resposta (antecipada) ao caso que surgiu noutro Estado, Carolina do Norte: um aluno foi apanhado pelo professor a pedir ajuda ao ChatGPT, durante uma aula.

“É um estilo limpo, mas reconhecível. Eu diria que escreve como um aluno muito inteligente do último ano. Há palavras estranhas específicas utilizadas que não estavam erradas; apenas peculiares. Se estivesses a ensinar alguém a escrever uma redacção, irias ensinar assim, até que ela descubra o seu próprio estilo”, afirmou o professor, no portal Android Headlines.

A pergunta é: como é que o professor soube? Utilizou um software feito pelos produtores do… próprio ChatGPT. Esse software dá uma probabilidade de correspondência de 99,9%.

O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado, desenvolvido pela OpenAI. O ChatGPT é capaz de gerar respostas humanas a perguntas e comandos de forma quase indistinguível de um ser humano.

A Microsoft pretende lançar, ainda neste trimestre, uma versão do navegador Bing com o ChatGPT integrado. As pesquisas no Google podem estar ameaçadas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Com tanta tecnologia que existe não se entende porque razão não limitam a guerra na Ucrânia. Isto é um paradoxo mas se tirassemos certas condicionantes podíamos concluir que as razões económicas estão sempre em primazia face aos dejetos de quem os politicos esperam a votação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.