Já é possível controlar um drone com gestos

Uma equipa de investigadores do Computer Science and Artificial Intelligence Lab (CSAIL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um drone que pode ser controlado apenas com o movimento do braço.

O CSAIL divulgou um vídeo do seu trabalho em andamento, usando informações de sinais musculares para controlar dispositivos.

O mais recente trabalho envolve o controlo total e preciso de drones, usando apenas gestos com as mãos e os braços para navegar por uma série de anéis graças a um dispositivo preso ao redor do braço.

O dispositivo em forma de pulseira capta movimento através de sinais elétricos e consegue diferenciar entre um punho fechado, rotação da mão ou movimento do antebraço.

De acordo com as experiências, o drone identificou e respondeu corretamente a 81% dos 1.535 “gestos não-estruturados”.

A tecnologia usa o biofeedback para controlar os dispositivos, em vez de reconhecimento ótico ou outro tipo de reconhecimento gestual. Os controles podem ser muito específicos, configurando uma variedade de aplicações potenciais diferentes para este tipo de tecnologia remota.

O objetivo é tornar o controlo do drone – e potencialmente outras peças de tecnologia – o mais natural possível, aproveitando a intuição humana.

Um artigo publicado em março detalha o “controle por gestos plug-and-play” que depende de sensores musculares e de movimento. “Permitir que as máquinas interpretem comandos não verbais, como gestos, pode ajudar a tornar as interações mais semelhantes às interações com outra pessoa”, lê-se. “No entanto, para serem difundidas e eficazes em cenários realistas, as interfaces não devem exigir infraestrutura significativa de deteção ou tempo de configuração por utilizador”.

A indústria que se concentra na criação de robôs que podem trabalhar com segurança ao lado e em estreita colaboração com os robôs beneficiaria muito com os avanços que tornam a interação entre pessoas e equipamentos robóticos mais natural, instintiva e, por fim, segura.

Os estudos do MIT nessa área pode resultar em futuros produtos de robótica industrial que requerem menos treino e programação para operar em escala.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …