Contratos TGV em Espanha suspensos devido a irregularidades

PromoMadrid / Flickr

-

O Governo espanhol mandou suspender o processo de adjudicação de vários troços da ligação de alta velocidade ferroviária no corredor da Extremadura, que liga à fronteira portuguesa, por ter detetado irregularidades.

Em causa estão eventuais benefícios que um grupo de empresas poderia ter conseguido por, alegadamente, dispor de informação privilegiada sobre os concursos.

A ordem de suspensão foi dada por Rafael Catalá, secretário de Estado de Infraestruturas, e por Gonzalo Ferre, presidente da ADIF (Administrador de Infraestruturas Ferroviárias), empresa que gere as redes ferroviárias espanholas.

O jornal espanhol Expansion refere que os contratos afetados pela suspensão correspondem a obras que a ADIF estava prestes a adjudicar no corredor até à Extremadura.

Incluem vários troços da plataforma de via que, no total, ascendiam a 100 milhões de euros.

Fontes do Governo e da ADIF confirmaram ao jornal a existência de anomalias nos concursos, explicando que podem mesmo constituir um delito por parte dos funcionários públicos que terão divulgado a informação privilegiada.

Desconhece-se, para já, a identidade das empresas alegadamente envolvidas, tendo fontes da ADIF destacado o facto de os problemas terem sido detetados a tempo.

A racionalização do orçamento de investimento público em infraestruturas está a suscitar forte concorrência entre as empresas, com quedas nos preços de licitação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …