Contratação de técnicos superiores no Estado pode ficar abaixo dos mil anunciados

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

O Governo deu ontem o pontapé de saída para a abertura do concurso para que mil técnicos superiores possam integrar no Estado, mas a contratação pode ficar abaixo dos números anunciados, escreve o jornal Público.

De acordo com o matutino, que avança a notícia esta quarta-feira, os mil postos de trabalhos anunciados podem não ser realmente efetivados, uma vez que a contratação vai depender das necessidades e das vagas disponibilizadas pelos serviços.

“Os recrutamentos serão efetuados conforme as necessidades dos serviços”, explicou fonte oficial do Ministério das Finanças, em declarações ao diário.

O que vai acontecer no final do processo é que os mil candidatos selecionados vão integrar uma bolsa à qual os serviços podem recorrer durante 24 meses. Na prática, explica o jornal, a admissão de técnicos superiores com licenciatura em áreas como o direito, economia, finanças ou políticas públicas poderá, assim, ser inferior aos mil anunciados pelo Governo, dado que depende das necessidades dos serviços.

A decisão de avançar para esta modalidade de recrutamento foi tomada em finais de abril, num despacho do ministro das Finanças, Mário Centeno. O documento determinava as prioridades do recrutamento em 2019 e autorizava a constituição de um contingente de mil técnicos superiores para vários órgãos e serviços.

De acordo com a mesma fonte ministerial ouvida pelo Público, o objetivo deste recrutamento centralizado passa por “constituir reservas de recrutamento para a carreira geral de técnico superior, com vista à constituição de vínculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Huawei das infraestruturas" compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões

A construtora portuguesa Mota-Engil anuncia que chegou a acordo com a chinesa Communications Construction Company (CCCC) para a venda de 23% das suas acções por 169,4 milhões de euros. A CCCC é considerada a "Huawei …

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …