Contra Pedro Nuno ou Carneiro: Montenegro será primeiro-ministro, acham os portugueses

7

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente do PSD, Luís Montenegro

Quem acha que vai ser o próximo primeiro-ministro? Pergunta foi colocada aos portugueses em vez da tradicional questão: “em quem vai votar”. Pouco interessa quem é o adversário no PS: portugueses apostam em Montenegro. Centeno marca presença (e bate-se com Carneiro em algumas zonas).

Uma sondagem da Aximage para a TVI e CNN Portugal revela que os portugueses acreditam que Luís Montenegro, presidente do PSD, será o próximo primeiro-ministro de Portugal, independentemente do candidato eleito secretário-geral do PS.

A previsão surge num momento em que o PS se prepara para escolher um sucessor para António Costa. Entre os candidatos, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro já anunciaram suas intenções de concorrer, mas isso pouco interessa para os portugueses inquiridos — Montenegro leva vantagem com 40% das preferências contra 33% de Pedro Nuno Santos e 43% contra 28% de José Luís Carneiro.

Montenegro vence Norte e perde Sul e Ilhas

Enquanto Montenegro goza de forte apoio na região Norte de Portugal, a situação muda na Área Metropolitana de Lisboa e no Sul e Ilhas, onde Pedro Nuno Santos ganha mais força nesta sondagem.

Contra Carneiro, o cenário repete-se: Luís Montenegro também só não é o candidato com mais respostas no Sul e Ilhas. De resto, o presidente do PSD está claramente mais acima de José Luís Carneiro em todas as outras regiões.

Centeno marca presença (e bate-se com Carneiro)

Um ponto interessante da sondagem é a presença surpreendente de Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e figura central na política que recentemente tem sido alvo de polémica devido a declarações feitas ao jornal Financial Times, no domingo, onde o atual governador do Banco de Portugal afirmou que teve “um convite do Presidente e do primeiro-ministro para refletir e considerar a possibilidade de liderar o Governo” e que estava “muito longe de tomar uma decisão” — afirmação que acabaria por ser negada por Marcelo Rebelo de Sousa e retirada por Centeno.

Apesar de não ser militante do PS e não ter declarado qualquer intenção de se candidatar, Centeno emerge como uma escolha popular, superando José Luís Carneiro em algumas regiões.

Numa corrida a três com Mário Centeno e José Luís Carneiro, o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação está à frente com alguma margem. Reúne 32% das respostas, enquanto o segundo só tem 21%.

Pedro Nuno Santos está à frente em todas as regiões, menos naquela, onde obteve 19% das respostas, atrás dos 24% de Mário Centeno e dos 23% de José Luís Carneiro.

É por pouco, mas o PS supera o PSD: 26% das intenções de voto, à frente dos 25% do PSD. Partido Socialista venceria as eleições legislativas se fossem realizadas hoje, avançou nova sondagem esta terça-feira.

ZAP //

7 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.