Milhares de contas russas no Twitter apoiaram Jeremy Corbyn nas eleições britânicas

andymiah / Flickr

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

Milhares de contas da rede social Twitter ligadas à Rússia lançaram mensagens de apoio ao candidato do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, durante a campanha das últimas eleições gerais no Reino Unido, segundo uma investigação divulgada hoje pelo jornal The Sunday Times.

Um estudo elaborado com a parceria da Universidade de Swansea, no País de Gales, identifica uma rede de 6.500 utilizadores do Twitter que nas semanas antes das eleições de junho de 2017 atacaram o Partido Conservador e divulgaram mensagens favoráveis a Corbyn que chegaram a “milhões de eleitores”.

A maioria dessas contas “podem ser identificadas claramente como robôs, conhecidos como ‘bots'”, que se escondiam atrás de nomes femininos em inglês mas que estavam “produzidos em massa para bombardear o público com mensagens políticas“, afirma o jornal The Sunday Times.



80% dessas contas automatizadas tinham sido criadas pouco antes de umas eleições nas quais a primeira-ministra, a conservadora Theresa May, perdeu a maioria absoluta que mantinha até então, obtendo 42,4% dos votos, frente aos 40% de Corbyn.

A rede de contas do Twitter lançou mensagens em massa louvando os trabalhistas e criticando os conservadores a 18 de maio do ano passado, quando May apresentou o seu programa eleitoral, segundo o “The Sunday Times”.

O jornal assegura que essa rede ajudou Corbyn a tornar o atentado na Manchester Arena, que deixou 22 mortos, “num ponto da campanha“, graças a tweets que “criticavam May por cortar o número de polícias quando era ministra do Interior”.

As  contas falsas também amplificaram os ataques contra a chefe de Governo pela sua recusa a realizar debates frente a frente com o líder trabalhista na televisão durante a campanha, segundo o jornal britânico.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …