Contas do OE. Chega foi quem aprovou mais medidas do PS, IL foi quem mais se opôs

2

Tiago Petinga / Lusa

André Ventura

O Chega foi o partido que mais aprovou as propostas de alteração ao OE dos socialistas e o PSD foi quem o fez menos vezes. A Iniciativa Liberal foi o partido que mais vezes votou contra o PS.

Apesar das críticas constantes e de André Ventura já ter afirmado que quer ser visto como o líder da oposição, de acordo com os registos do site do Parlamento, o Chega foi o partido que mais votou ao lado do PS nas propostas de alteração ao Orçamento de Estado, tendo concordado com os socialistas 56 vezes.

Depois de se falar sobre como o PAN foi um dos partidos que teve mais propostas a ser aprovadas, era natural que estes também tivessem ficado ao lado do PS mais vezes, e isso verificou-se — o partido de Inês Sousa Real votou 51 vezes com os socialistas durante a especialidade.

Em terceiro lugar surge o Bloco de Esquerda (43), seguindo-se a Iniciativa Liberal (38), o PCP (37) e, por fim, o PSD (34). O Livre não entra nas contas feitas pelo Observador porque não tem assento na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças (COF).

O PSD foi também o partido que mais vezes se absteve na votação de propostas dos socialistas (39 vezes). Já quem mais se opôs foi a Iniciativa Liberal, com 23 votos contra medidas do PS, seguindo-se o PCP (17), PSD (15), Chega (11), Bloco de Esquerda (nove) e PAN (sete).

Os reis das propostas de alteração aprovadas foram, respetivamente, o PAN e o Livre, que viram 41 e 13 medidas a receber a luz verde do Parlamento. Inicialmente, o PAN propôs 244 alterações e o Livre sugeriu 84. Mesmo assim, a maior proximidade destes dois partidos ao PS não foi suficiente para o voto a favor ao Orçamento, tendo ambos preferindo a abstenção.

Em terceiro lugar surge o PSD, que conseguiu viabilizar sete medidas, muito graças ao PSD Madeira, que garantiu a aprovação de quatro destas e que até se absteve na votação final. Segue-se a Iniciativa Liberal, que viu cinco das suas 127 propostas de alteração a serem aprovadas. O Bloco de Esquerda teve apenas duas propostas das 137 que apresentou a receber o aval do Parlamento.

Já o divórcio entre o PS e o PCP parece mesmo não ter volta a dar, já que apenas uma das medidas dos comunistas foi aprovada. Do lado do Chega, ter sido o partido que mais vezes votou ao lado do PS parece não ter colhido frutos, já que não conseguiu ter uma única das suas medidas incluídas no Orçamento.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. Meu deus !!! Vale tudo na tentativa de descredibilizar um partido…. Ser oposição ou contra o OE não significa ser contra tudo.
    Tal como eu cidadão posso ser a favor de determinada proposta de esquerda ou de propostas de direita, isso chama-se democracia.

    • O Chega foi o partido que mais vezes votou ao lado do PS e a paga foi o PS reprovar todas as propostas do Chega. Não haverá aqui hipocrizia ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.