Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes.

Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim à leitura por estimativa, que corre o risco de não ser precisa. Agora, a EDP generalizar o uso destes contadores e, até ao final de 2020, as empresas só vão poder cobrar aos clientes os valores reais de consumo.

A tecnologia já está disponível em 2,3 milhões de casas, apesar de apenas 1,8 milhões estarem conectados às redes inteligentes. Como tal, o Correio da Manhã noticia que a EDP planeia que até 2023, 80% dos clientes tenha os contadores inteligentes instalados e completamente operacionais.

A leitura por estimativa tem sido, desde há muitos anos, uma razão recorrente de queixa dos clientes, já que não é feita a contagem real do consumo das famílias. Para contrariar esta tendência, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estabeleceu, esta quinta-feira, uma série de prazos, regras e incentivos para a instalação da tecnologia.

“A introdução das novas regras será gradual, havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020”, diz o regulador. “O acesso aos consumos detalhados do consumidor só se fará com o seu consentimento, no caso das pessoas singulares, de acordo com as regras de proteção de dados pessoais”, acrescentou.

Assim sendo, todas as leituras até ao final de 2020 terão de ser feitas com dados reais de consumo. Os custos da substituição dos contadores será suportada pelas próprias empresas de eletricidade. As pequenas comercializadoras CELER, A Lord e Cooperativa de S. Simão de Novais já substituíram todos os contadores.

“A instalação deste tipo de equipamentos e infraestruturas requer um grande esforço de investimento, pelo que a cadência de instalação pode ser influenciada pelos incentivos para a construção de redes inteligentes em Portugal”, disse fonte oficial da EDP Distribuição ao Dinheiro Vivo.

A este ritmo, a EDP prevê que só em 2025 é que os cerca de seis milhões de consumidores domésticos de energia serão abrangidos pelos contadores inteligentes. A maior comercializadora de eletricidade em Portugal já investiu 550 milhões de euros, até ao final do ano passado, para alargar as redes inteligentes de distribuição.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os custos suportados pelas próprias empresas; estou a perceber que entretanto já existirá ou irá aparecer em breve mais uma taxazinha anexada na factura que até ninguém se aperceberá no meio de tantas que já existem mas que irá pagar todos os meses.

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …