Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes.

Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim à leitura por estimativa, que corre o risco de não ser precisa. Agora, a EDP generalizar o uso destes contadores e, até ao final de 2020, as empresas só vão poder cobrar aos clientes os valores reais de consumo.

A tecnologia já está disponível em 2,3 milhões de casas, apesar de apenas 1,8 milhões estarem conectados às redes inteligentes. Como tal, o Correio da Manhã noticia que a EDP planeia que até 2023, 80% dos clientes tenha os contadores inteligentes instalados e completamente operacionais.

A leitura por estimativa tem sido, desde há muitos anos, uma razão recorrente de queixa dos clientes, já que não é feita a contagem real do consumo das famílias. Para contrariar esta tendência, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estabeleceu, esta quinta-feira, uma série de prazos, regras e incentivos para a instalação da tecnologia.

“A introdução das novas regras será gradual, havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020”, diz o regulador. “O acesso aos consumos detalhados do consumidor só se fará com o seu consentimento, no caso das pessoas singulares, de acordo com as regras de proteção de dados pessoais”, acrescentou.

Assim sendo, todas as leituras até ao final de 2020 terão de ser feitas com dados reais de consumo. Os custos da substituição dos contadores será suportada pelas próprias empresas de eletricidade. As pequenas comercializadoras CELER, A Lord e Cooperativa de S. Simão de Novais já substituíram todos os contadores.

“A instalação deste tipo de equipamentos e infraestruturas requer um grande esforço de investimento, pelo que a cadência de instalação pode ser influenciada pelos incentivos para a construção de redes inteligentes em Portugal”, disse fonte oficial da EDP Distribuição ao Dinheiro Vivo.

A este ritmo, a EDP prevê que só em 2025 é que os cerca de seis milhões de consumidores domésticos de energia serão abrangidos pelos contadores inteligentes. A maior comercializadora de eletricidade em Portugal já investiu 550 milhões de euros, até ao final do ano passado, para alargar as redes inteligentes de distribuição.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os custos suportados pelas próprias empresas; estou a perceber que entretanto já existirá ou irá aparecer em breve mais uma taxazinha anexada na factura que até ninguém se aperceberá no meio de tantas que já existem mas que irá pagar todos os meses.

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …