Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes.

Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim à leitura por estimativa, que corre o risco de não ser precisa. Agora, a EDP generalizar o uso destes contadores e, até ao final de 2020, as empresas só vão poder cobrar aos clientes os valores reais de consumo.

A tecnologia já está disponível em 2,3 milhões de casas, apesar de apenas 1,8 milhões estarem conectados às redes inteligentes. Como tal, o Correio da Manhã noticia que a EDP planeia que até 2023, 80% dos clientes tenha os contadores inteligentes instalados e completamente operacionais.

A leitura por estimativa tem sido, desde há muitos anos, uma razão recorrente de queixa dos clientes, já que não é feita a contagem real do consumo das famílias. Para contrariar esta tendência, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estabeleceu, esta quinta-feira, uma série de prazos, regras e incentivos para a instalação da tecnologia.

“A introdução das novas regras será gradual, havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020”, diz o regulador. “O acesso aos consumos detalhados do consumidor só se fará com o seu consentimento, no caso das pessoas singulares, de acordo com as regras de proteção de dados pessoais”, acrescentou.

Assim sendo, todas as leituras até ao final de 2020 terão de ser feitas com dados reais de consumo. Os custos da substituição dos contadores será suportada pelas próprias empresas de eletricidade. As pequenas comercializadoras CELER, A Lord e Cooperativa de S. Simão de Novais já substituíram todos os contadores.

“A instalação deste tipo de equipamentos e infraestruturas requer um grande esforço de investimento, pelo que a cadência de instalação pode ser influenciada pelos incentivos para a construção de redes inteligentes em Portugal”, disse fonte oficial da EDP Distribuição ao Dinheiro Vivo.

A este ritmo, a EDP prevê que só em 2025 é que os cerca de seis milhões de consumidores domésticos de energia serão abrangidos pelos contadores inteligentes. A maior comercializadora de eletricidade em Portugal já investiu 550 milhões de euros, até ao final do ano passado, para alargar as redes inteligentes de distribuição.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os custos suportados pelas próprias empresas; estou a perceber que entretanto já existirá ou irá aparecer em breve mais uma taxazinha anexada na factura que até ninguém se aperceberá no meio de tantas que já existem mas que irá pagar todos os meses.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …