Contadores da luz vão voltar a ser inspeccionados

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Seis anos depois da última auditoria, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores de eletricidade dos consumidores.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores elétricos dos consumidores, passados seis anos desde a última auditoria. O regulador diz querer garantir a “supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores”.

“A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores”, revelou ao jornal de Negócios fonte oficial do regulador, não avançando com uma data precisa.

A EDP Distribuição detém quase todos os contadores de luz em Portugal, cerca de seis milhões de aparelhos. Já nas regiões autónomas, os contadores pertencem à Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e à Eletricidade dos Açores (EDA).

Cm esta nova auditora, a ERSE diz que quer “garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores, das leituras efetuadas, da correção de anomalias, do cumprimento dos procedimentos de reporte e registo interno de todas as situações relacionadas com anomalias de contagem e de medição e sua correção“.

A última inspeção decorreu entre 2011 e 2012 e nessa altura a ERSE detetou anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição. Isso levou o regulador a determinar que a empresa teria de devolver 11 milhões de euros aos consumidores. Desse montante, a EDP devolveu apenas quatro milhões, contestando os restantes sete milhões em tribunal.

Esta inspeção acontece num momento em que têm sido noticiados alegados erros nas leituras da EDP.

De acordo com o Negócios, a ERSE não comenta se houve recentemente aumentos relativamente a erros de leitura pela EDP, mas fez o balanço de 2017, ano em que recebeu 1.600 reclamações, que dizem respeito a várias empresas a atuar no mercado elétrico nacional. Este valor recuou face às 2.000 reclamações registadas em 2016.

Estas reclamações abrangem uma grande diversidade de situações. Segundo o jornal, nos casos em que a ERSE identifique “situações de anomalias” nos contadores ou na leitura da energia, o regulador instaura um “procedimento contra-ordenacional“, podendo vir a aplicar uma coima à empresa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …