Contadores da luz vão voltar a ser inspeccionados

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Seis anos depois da última auditoria, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores de eletricidade dos consumidores.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores elétricos dos consumidores, passados seis anos desde a última auditoria. O regulador diz querer garantir a “supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores”.

“A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores”, revelou ao jornal de Negócios fonte oficial do regulador, não avançando com uma data precisa.

A EDP Distribuição detém quase todos os contadores de luz em Portugal, cerca de seis milhões de aparelhos. Já nas regiões autónomas, os contadores pertencem à Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e à Eletricidade dos Açores (EDA).

Cm esta nova auditora, a ERSE diz que quer “garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores, das leituras efetuadas, da correção de anomalias, do cumprimento dos procedimentos de reporte e registo interno de todas as situações relacionadas com anomalias de contagem e de medição e sua correção“.

A última inspeção decorreu entre 2011 e 2012 e nessa altura a ERSE detetou anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição. Isso levou o regulador a determinar que a empresa teria de devolver 11 milhões de euros aos consumidores. Desse montante, a EDP devolveu apenas quatro milhões, contestando os restantes sete milhões em tribunal.

Esta inspeção acontece num momento em que têm sido noticiados alegados erros nas leituras da EDP.

De acordo com o Negócios, a ERSE não comenta se houve recentemente aumentos relativamente a erros de leitura pela EDP, mas fez o balanço de 2017, ano em que recebeu 1.600 reclamações, que dizem respeito a várias empresas a atuar no mercado elétrico nacional. Este valor recuou face às 2.000 reclamações registadas em 2016.

Estas reclamações abrangem uma grande diversidade de situações. Segundo o jornal, nos casos em que a ERSE identifique “situações de anomalias” nos contadores ou na leitura da energia, o regulador instaura um “procedimento contra-ordenacional“, podendo vir a aplicar uma coima à empresa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …